26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoGente da nossa terra a fazer coisas interessantes

Gente da nossa terra a fazer coisas interessantes

Felizmente não faltam pessoas talentosas e socialmente empenhadas com interessantes iniciativas de caráter recreativo, ambiental e cultural, na nossa região.

- PUB -

Hoje destacamos duas delas: Manuel Lima e Carla Rodrigues, responsáveis por dois recentes e brilhantes eventos em Corroios.

Quem é que, sendo natural ou residindo na região, minimamente interessado em conhecê-la, nomeadamente os concelhos do Seixal e Almada, não conhece, ou pelo menos não ouviu já falar, no professor Manuel Lima? Autor de uma rica e extensa obra sobre a geologia, mineralogia, fauna, flora e do edificado histórico e cultural dos dois concelhos.

Dizer ainda que o prof. Manuel Lima, é neto de pescadores da Costa da Caparica, onde passou a sua infância e a juventude na Trafaria, deu aulas em diversas escolas dos concelhos referidos, organiza caminhadas didáticas, dá gratuitamente conferências em coletividades, escolas, juntas de freguesia e em qualquer lado para onde o convidem e, também à borla, leciona a disciplina de Património Histórico e Natural na Universidade Sénior do Seixal.

- PUB -

A Câmara Municipal do Seixal, organizou a exposição, “Há Vida no Sapal de Corroios”, inaugurada dia 29 do passado mês, e patente no Ecomuseu/Moinho de Maré de Corroios. Para comentar este interessante evento, diríamos que, com toda a lógica, convidou o prof. Manuel Lima.

Quem, como nós, teve oportunidade de assistir à referida inauguração, ficou com uma noção muito completa do enorme interesse daquele riquíssimo ecossistema. Da sua característica vegetação, da importância dela para a avifauna, peixes e invertebrados e da sua importantíssima função de, através da fotossíntese, transformar dióxido de carbono em oxigénio.

Neste tempo de alterações climáticas com os seus terríveis efeitos bem evidentes, é fundamental o combate à poluição e a preservação destas zonas húmidas. Esta, com os seus 143 hectares de extensão. Sendo para isso decisivo, as estações de tratamento de águas residuais (ETARS), e a divulgação e defesa das mesmas, como exemplarmente o faz, Manuel Lima.

- PUB -

Em relação a Carla Rodrigues, teve a gentileza de nos convidar para a estreia da peça “ A Rosa Louca do Amor, Presa à Copa do Chapéu”. Textos de diversos autores incluindo da Carla, levada à cena no auditório do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, dia 26/6, interpretada por gente da casa; o Grupo de Teatro Artes e Magias. Coordenação e encenação de Carla Rodrigues. Coreografia de Adriana Santos. Apoio de luz som e imagem: Sandra Lopes, Sandra de Carvalho e Pedro de Carvalho. Convidados: o cantor/ fadista Tiago Conceição e Diogo Carias da Classe Talentos sem Fronteiras.

Carla Faria, encenadora e apresentadora, dirige ainda o grupo de teatro infantil também do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e é uma competente apresentadora. Por exemplo, fez esse trabalho no principal palco da Festas de Corroios em 2018 e 2019 e em diversas inciativas da JF de Corroios e da CM do Seixal.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -