26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -

Paradoxos

A pandemia que teima em não se deixar vencer, mesmo com os cientistas do mundo inteiro a trabalharem para criarem “armas” que eliminem a sua altíssima perigosidade, a verdade é que as vacinas criadas em grande número e tempo nunca vistos, não nos dão uma defesa plena.

- PUB -

 

Primeiro ficam-se por uma percentagem de eficácia muito longe dos 100% e depois o agente da doença vai-se modificando, sendo cada variante menos eficaz, ou mais contagiosa.

 

- PUB -

Claro que essa ciência não cessa de aprontar a sua capacidade de defesa, mas a verdade é que vai sendo necessário diminuir os contactos entre as pessoas em todos os locais que não sejam absolutamente necessários à nossa sobrevivência – estamos numa luta que não admite tréguas!

 

Assim, ora surgem esperanças de nos dar plena liberdade, ora aumentam os números de contagiados, levando a dar o dito por não dito, numa verdadeira dança de medidas e ordens.

- PUB -

 

Eu tinha prometido não falar mais da covid-19, pois estamos debaixo de uma avalanche de notícias, seja nas televisões, seja nos outros meios de informação, sendo muitas dessas notícias fonte de medo e angústia para quem as lê e ouve.

 

Além dos gravíssimos problemas de saúde, vamos também assistindo aos problemas económicos e sociais, com desempregos e falências, e vamos assistindo ao aproveitamento político desses aumentos inevitáveis pelas variações inesperadas do “malfadado bicho”.

 

O que me fez voltar ao assunto foi uma notícia dada por um jornal diário, que dizia que a pandemia, entre nós, já aumentara o número de pobres em mais quatrocentos mil, mas – paradoxo – tinham aumentado igualmente os milionários em mais dezanove mil.

 

Afinal, a pandemia não foi um flagelo para todos e há muita gente a ganhar muito dinheiro com esta tragédia. Afinal o vírus não é assim tão democrático como se ouve dizer. Afinal tem razão o Papa Francisco, em querer mudar o sistema económico que nos rege e que centrifuga para as periferias muita gente. Que cava valas entre as pessoas, em vez de pontes.

 

Está cada vez mais perto a chegada dos milhões e milhões de euros da tal “bazuca” da Comunidade Europeia. Será que nos próximos anos o sistema que nos rege vai acabar por aumentar os milionários, não atingindo as franjas da nossa sociedade?

 

Se até o coronavírus aumentou o número de milionários, temos de estar atentos à utilização dos milhões de euros. Não será o momento mais apropriado para se socorrer o “sistema”? Para não se falar da necessidade de evitar a corrupção, que igualmente caracteriza o actual sistema?

 

Estamos em democracia. Fala-se na subida da extrema-direita. Não é altura de pôr em prática a tal necessária e urgente mudança? Não se aproximam períodos eleitorais que dão a palavra ao povo? Então, por que se espera?

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -