20 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoSetúbal Mais Bonita

Setúbal Mais Bonita

Os novos ex-libris do município, com direito a destaque e exaltadas nas redes sociais, são o felino que se passeia pelo telhado da Casa do Turismo e o ramo que adorna a nova rotunda na intersecção das avenidas dos Combatentes e General Daniel de Sousa. Parecem já ter ganho um lugar especial no carinho dos setubalenses e parecem transportar-nos para uma cidade em crescimento com uma economia pujante.

- PUB -

Mas a anestesia é de curto efeito. Basta percorrer as ruas adjacentes e entramos noutro mundo, votado ao abandono pelos responsáveis autárquicos. Prédios fechados ou devolutos. Ruas intransitáveis com passadeiras há muito desparecidas. Passeios esventrados por raízes ou tão estreitas que se torna difícil imaginar como poderá ali passar alguém com mobilidade reduzida ou um carrinho de bebé. E lixo nas ruas. De recordar que a limpeza urbana foi no início da gestão autárquica da CDU uma imagem de marca.

Dizem-nos que “Setúbal está mais bonita” e que tudo está a correr pelo melhor. De facto, é difícil não dar crédito ao executivo pelo embelezamento das zonas turísticas da cidade que constituem um excelente cartão de visita para quem nos visita.

Mas nem todos somos turistas nem a Setúbal está confinada às zonas por estes frequentadas. E mesmo nestes temos uma baixa comercial em que parte significativa das lojas já se encontrava encerradas muito antes dos nefastos efeitos da actual pandemia.

- PUB -

Não podemos só ambicionar fazer de Setúbal uma montra para turistas. Temos de fazê-la sobretudo para os setubalenses. E nestes não incluo apenas aqueles que cá nasceram, mas também para todos os que ao longo dos anos decidiram fazer desta a sua cidade e aqui criar raízes. Como os meus pais que para aqui vieram de Goa e Castro Verde. E que nos anos 60 do século passado resolveram aqui assentar e criar uma família. Nessa altura, Setúbal era uma das cidades com maior crescimento populacional e económico em Portugal. Bem diferente da actual realidade.

Temos de mudar os paradigmas que nos trouxeram à presente e triste estagnação. Temos de mudar para que seja novamente atractivo Viver Setúbal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -