27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoSetúbal Mais Bonita

Setúbal Mais Bonita

Os novos ex-libris do município, com direito a destaque e exaltadas nas redes sociais, são o felino que se passeia pelo telhado da Casa do Turismo e o ramo que adorna a nova rotunda na intersecção das avenidas dos Combatentes e General Daniel de Sousa. Parecem já ter ganho um lugar especial no carinho dos setubalenses e parecem transportar-nos para uma cidade em crescimento com uma economia pujante.

- PUB -

Mas a anestesia é de curto efeito. Basta percorrer as ruas adjacentes e entramos noutro mundo, votado ao abandono pelos responsáveis autárquicos. Prédios fechados ou devolutos. Ruas intransitáveis com passadeiras há muito desparecidas. Passeios esventrados por raízes ou tão estreitas que se torna difícil imaginar como poderá ali passar alguém com mobilidade reduzida ou um carrinho de bebé. E lixo nas ruas. De recordar que a limpeza urbana foi no início da gestão autárquica da CDU uma imagem de marca.

Dizem-nos que “Setúbal está mais bonita” e que tudo está a correr pelo melhor. De facto, é difícil não dar crédito ao executivo pelo embelezamento das zonas turísticas da cidade que constituem um excelente cartão de visita para quem nos visita.

Mas nem todos somos turistas nem a Setúbal está confinada às zonas por estes frequentadas. E mesmo nestes temos uma baixa comercial em que parte significativa das lojas já se encontrava encerradas muito antes dos nefastos efeitos da actual pandemia.

- PUB -

Não podemos só ambicionar fazer de Setúbal uma montra para turistas. Temos de fazê-la sobretudo para os setubalenses. E nestes não incluo apenas aqueles que cá nasceram, mas também para todos os que ao longo dos anos decidiram fazer desta a sua cidade e aqui criar raízes. Como os meus pais que para aqui vieram de Goa e Castro Verde. E que nos anos 60 do século passado resolveram aqui assentar e criar uma família. Nessa altura, Setúbal era uma das cidades com maior crescimento populacional e económico em Portugal. Bem diferente da actual realidade.

Temos de mudar os paradigmas que nos trouxeram à presente e triste estagnação. Temos de mudar para que seja novamente atractivo Viver Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -