26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO Delta em que temos de pensar

O Delta em que temos de pensar

Nos bancos da escola ensinaram-nos a usar letras do alfabeto grego para designar constantes e outros valores, dos quais o mais famoso é seguramente o PI, comos 3,1416… que tantas horas de sono tirou a vários de alunos um pouco por todo o mundo.

- PUB -

Mas a letra grega do momento, que inunda todos os noticiários é o delta. Na matemática e na física delta designada comumente uma variação, ou seja, a diferença de valores que uma qualquer grandeza qualquer assume em dois pontos distintos. E é isso que acaba por ser peculiar com esta nova mutação do corona-vírus, originária do Nepal, sendo ela uma sub-mutação de uma outra com origem na Índia. Esta mutação mostra-nos as diferenças cada vez maiores existentes entre o mundo ocidental rico e os países sub-desenvolvidos e pobres. Esta nova mutação mostra-nos também que as ondas de choque com origem nesses países mais frágeis, acabam sempre por ter repercussões mais ou menos graves nos países ocidentais.

Estes países logo após a descoberta das vacinas adoptaram, e bem, processos de vacinação generalizados com o único fito de se conseguir alcançar a tão importante imunidade de grupo. No entanto com a sobranceria típica do capitalismo selvagem, foram adoptadas posturas egoístas, com retenção e açambarcamento de doses das vacinas, com o fito de assegurar o maior número de doses e mesmo obter disso algum benefício económico explorando mais uma vez os países mais frágeis.

O que as mentes brilhantes do neo-liberalismo não tiveram em linha de consideração, que deixando os países pobres abandonados à sua sorte, enfrentado esta crise sanitária sem qualquer tipo de apoio ou de planos de vacinação, novas e cada vez mais fortes e mais transmissíveis mutações que irão alastrar pelos quatro cantos da terra, e que podem comprometer seriamente todos os planos de vacinações já em andamento e deitar a perder todo o esforço que conseguimos alcançar.

- PUB -

É imprescindível que, mais do que enviar doses para África ou mesmo para a Ásia, se liberalize as patentes das vacinas para que países mais pequenos possam também, se possível, produzir na sua terra, as vacinas que irão possibilitar a que a imunidade de grupo seja alcançada a uma escala global.

O paradoxo “deste delta” é que mostrando as diferenças abissais entre dois mundo e duas realidades completamente distintas, vai acabar mais cedo ou mais tarde por alastrar de um modo muito célere para os países mais ricos e anulando assim as grandes diferenças entre o mundo rico e o mundo podre.

A “delta” é mais uma das muitas variações que teremos de vir a enfrentar e que colocará em risco um número muito elevado de pessoas, e seguramente não será a última. Temos por isso de adoptar todas as medidas necessárias, para que nunca cheguemos a ter de enfrentar a mutação ómega.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -