26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoUma aposta no desporto escolar

Uma aposta no desporto escolar

Recordo-me que, quando frequentava o ensino secundário, a minha professora de Educação Física levou a nossa turma a ter aulas no Complexo Municipal dos Desportos de Almada, fora da escola. E lembro-me de na altura pensar que além das melhores condições era também uma forma de praticarmos desportos diferentes que dentro do recinto escolar não tínhamos oportunidade. E lembro-me também de pensar em qual seria o motivo de esta não ser uma prática recorrente em todas as escolas.

- PUB -

O desporto escolar está muito focado no futebol, basketball, etc, o que até é compreensível tendo em consideração que os recintos escolares estão maioritariamente preparados com equipamentos que só permitem a prática desses desportos. No entanto as autarquias têm equipamentos desportivos que permitem a prática de desportos como por exemplo o ténis e a natação, por isso o que é que impede a sua utilização? Será por falta de criatividade das escolas e dos programas escolares ou falta de permissão por parte do poder local? No meu caso, que estudava na Escola Secundária Francisco Simões, que desde a altura tinha a promessa da construção de um recinto desportivo fechado (ainda por construir), os professores inovavam e por isso tivemos a possibilidade de ter aulas de Educação Física diferentes, e o mesmo poderia ser feito por professores de outras escolas, podiam ser utilizados equipamentos da autarquia mas também podiam ser feitas parcerias com associações desportivas do concelho para ser incentivada a prática de desportos que o concelho oferece. E no caso de Almada até existe bastante oferta tendo em conta as características geográficas que até nos permitem a prática de vários desportos aquáticos.

Fora de Portugal, e dou aqui como exemplo os EUA, o incentivo à prática do desporto escolar, e desportos variados, é visto não só como prestigioso mas é muitas vezes também uma mais valia aquando das candidaturas à universidade, sendo que são muitos os jovens americanos que acedem ao ensino superior através do desporto escolar, com bolsas universitárias, e continuam a sua prática na universidade, sendo que a competição desportiva universitária é também uma forma de criação de riqueza para o estabelecimento de ensino.

Numa altura que nos permite pensar no que está mal e como podemos melhorar, e em que já tanto foi alterado por exemplo a nível das práticas laborais, stá na altura de mudarmos o paradigma do nosso desporto escolar e inovar, tanto pela necessidade de divulgar modalidades, para motivar os jovens para a prática do desporto e também pelo factor social que o desporto pode ter. É necessário também criar um diálogo contínuo entre as escolas, autarquias e associações desportivas para ser feita uma gestão eficaz dos recursos desportivos, materiais e humanos que estão disponíveis nos concelhos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -