24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoRetorno às aulas. Regresso em segurança e felicidade.

Retorno às aulas. Regresso em segurança e felicidade.

Foi com enorme entusiasmo que testemunhei, no início desta semana, à alegria de dezenas de crianças que puderam voltar à escola e exercer plenamente e em segurança o seu direito fundamental à educação.

- PUB -

Após um encerramento das escolas, imposto pela necessidade de protecção da saúde de todos nós, este era um momento pelo qual muitas famílias e crianças ansiavam e que foi detalhadamente preparado pelo Governo e pelas comunidades educativas, em articulação com as autoridades de saúde, tendo por base o conhecimento científico.

Ainda na manhã desta terça-feira o Sr. Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues acompanhou numa escola do Barreiro o processo de testagem que está ser levado a cabo, nos jardins-de-infância e no 1º ciclo, de todo o pessoal docente e não docente, aprofundando assim a estratégia nacional de incremento das testagens preconizada pela DGS.

Os números são expressivos: ao todo deverão ser testadas, entre pessoal docente e não docente, mais de 30 000 pessoas em contexto de creche e amas, mais de 48 000 pessoas do pré-escolar e primeiro ciclo, cerca de 28 000 do 2º ciclo e quase 100 000 do 3º ciclo e ensino secundário. A estes números acrescem ainda cerca de 270 000 estudantes do ensino secundário.

- PUB -

Não obstante o acerto da medida, é importante não negligenciar a responsabilidade individual de cada um, nomeadamente, em medidas de higiene e distanciamento social, bem como o plano de vacinação que neste momento já conta com mais de um milhão de pessoas vacinadas. No seu conjunto, estas são medidas que apontam um caminho claro e dão segurança às pessoas.

Não estamos perante um simples regresso à escola. Este é também o tempo que assinala o regresso ao trabalho de muitos pais, de reabertura de diversos negócios e o retomar de actividades muito relevantes para o nosso vem estar psicológico, físico e social.

Seja na qualidade de governantes, deputados, autarcas, empresários, trabalhadores, professores, educadores ou alunos, é indispensável que, em conjunto, como cidadãos plenos, possamos encarar este tempo com seriedade e responsabilidade acrescida.

- PUB -

Os portugueses têm sido inexcedíveis na sua capacidade de adaptação e resiliência.

Não obstante alguma incerteza, este é tempo de ter esperança nos passos firmes que temos dados e que tão bons resultados produziram.

De todas as imagens que poderia descrever em palavras, nenhuma é mais simbólica que o couro de sorrisos das crianças da EB1 Telha Nova n°1 do Barreiro.

Façamos desta alegria, mais um estímulo para seguir rumo à normalidade.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -