25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoVacina de amigo, jeitinho ou favor…                                   

Vacina de amigo, jeitinho ou favor…                                   

É fácil, justo e genuíno, que todos e cada um de nós perante o abuso de qualquer poder público, se indigne e revolte. E digo público, porque esse nos diz diretamente respeito, já que para ele, no nosso recibo de ordenado ou declaração de impostos, uma infeliz e penosa percentagem nos é tirada. Por isso mesmo, á justificação, responsabilização e penalização do acto, nos sentimos no direito. Mas, …como nasce entre nós esse abuso e o que, em consciência, nos permite levantar contra ele a voz…? Responde-nos empírico, o dito popular: “quem tem telhados de vidro, não atira pedras aos dos vizinhos”, daí, que antes de nos indignarmos, pensemos que tipo de telha temos sobre nós e nossa postura social.

- PUB -

De igual modo que nenhum ladrão começa a sua “carreira”, assaltando o museu do Louvre em Paris, saindo com a Mona Lisa debaixo do braço, …não. Talvez, um frasco de champô, um telemóvel, o Mercedes do vizinho e por aí vai, dependendo do “talento”, capacidade e ambição. O abuso de poder, berço da corrupção social e política, tampouco nasce grande em milhões. Muito embora não o consigamos por vezes entender, é na consciência cívica, ou falta dela e desde há quarenta anos, também democrática, que nasce aquilo que mais tarde se transforma em desonestidade, envelope fechado, privilégio pago, favorecimento. E que quando ainda nos parece inofensivo, vemos até com bons olhos se a nosso favor se manifesta. E é tanta a nossa parcialidade e capacidade de conversão favorável, que de argumentos, por vezes até assentes na cultura e tradição, nos sustentamos.

Que a “cunha”, só cai mal ao que a não consegue, isso a gente sabe. Para o beneficiado, não passa de um gesto amigo, …um favor. O simples piscar o olho na fila de atendimento, para dar a volta e entrar por trás. A consulta que a colega de escola, a trabalhar agora no centro medico desenrascou, quando já não havia vagas ou o requerimento lá na câmara, que leva trinta dias a conseguir, … para os outros. Resolvido em três, pois afinal, para que servem os amigos…? Os nossos, claro! Até porque todos sabemos que, “hoje tu, amanhã eu,” e, “uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto,” porque, “somos uns para os outros”. E entre os preferidos, “quem parte e reparte, e não fica …”, e etc.

E assim, claro está, pensaram aqueles que ao repartirem as vacinas, consigo e com os seus compinchas contaram primeiro. Havendo talvez, ou de certeza quem pense, que podendo o mesmo faria; e que poder algum nunca os ascenda, já que, no seu pequeno mundo assim veem as coisas a que chamam democráticas; pois simples e inofensivas. Mas que alimentadas de esta forma de pensar, crescendo o poder de decisão, se revelarão em contratos, “diretos e a jeito”, favores pagos, testas de ferro, contas em paraísos fiscais, fortunas com o nosso dinheiro. Por outro lado, é certo e seguro que o mesmo sistema, o do, “jeitinho”, que hoje nos privilegia, vai-nos prejudicar pela vida fora. Nascendo nas vezes que vimos quem chegou depois, sair primeiro, manifestou-se, sempre que fazendo de nós o nosso curriculum, o mais bem preparado para a função, o mesmo não fez de nós amigo, primo ou cunhado, de quem tinha o poder de o selecionar. Sempre que a urgência da nossa cirurgia, não teve amigos na seleção da lista de espera, o subsídio pedido não teve quem o empurrasse, e tudo ficou complicado, demorado, caro e burocrático, no atropelar do sistema pelo “jeitinho”, feito pelos amigos dos outros.

- PUB -

Se a Democracia nos permite erguer a voz e nela, gritar igualdade, só a consciência honesta da mesma, nos deixa faze-lo, olhando os outros de frente.

 

 

- PUB -

 

 

António Guerreiro
Autor literário
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -