29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoDia Internacional da Mulher: “Mulheres no Associativismo Popular"

Dia Internacional da Mulher: “Mulheres no Associativismo Popular”

Conforme documento da Comissão Europeia (2020) “Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025” que tem como objetivo construir uma Europa em que a igualdade de género seja concretizada até 2025 e em que a violência de género, a discriminação sexual e a desigualdade estrutural entre mulheres e homens sejam uma coisa do passado.

- PUB -

Uma Europa em que mulheres e homens, raparigas e rapazes, em toda a sua diversidade, sejam iguais e livres de seguir o caminho de vida que escolheram, tenham as mesmas oportunidades de realizarem o seu potencial e possam participar na nossa sociedade europeia e dirigi-la, em igualdade de circunstâncias.

São ainda muito poucas as mulheres que ocupam cargos de direção tanto na política, como no associativismo, como em agências governamentais, para uma boa liderança, a presença tanto de mulheres como de homens é fundamental. É necessária uma liderança inclusiva e diversificada para resolver os complexos desafios que os decisores enfrentam atualmente.

Permitir que cidadãos de todas as origens participem de forma significativa na sociedade é uma condição prévia necessária para o bom funcionamento da democracia e conduz a uma elaboração de políticas mais eficazes.

- PUB -

A igualdade de oportunidades na participação é essencial para a democracia representativa a todos os níveis europeu, nacional, regional e local.

Para Tocqueville, o associativismo é fundamental para uma melhor organização das sociedades democráticas, uma vez que alia liberdade e igualdade.

Numa sociedade tradicionalmente patriarcal em que a divisão dos papéis entre homens e mulheres ainda é marcada por estereótipos sexistas, existe a necessidade de compreender como as questões de género, e de classe interferem e interagem com a condição da mulher dirigente associativa, assim como as que colaboram e participam ativamente com as coletividades do bairro onde estão inseridas, mas que não tiveram coragem, ou porque não lhes deram a oportunidade de fazer parte de uma direção.

- PUB -

Promover a igualdade de género, valorizar o papel das mulheres no movimento associativo popular, destacando a sua participação cívica, o seu contributo para a sociedade, para as populações e as comunidades locais, é urgente e necessário.

As questões de género, não podem continuar a ser entendidas somente como questões sociais ou de direitos. A verdadeira mudança passa por integrar a perspetiva de género enquanto estratégia e fator essencial para o desenvolvimento económico em prol de uma melhor sociedade.

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -