17 Abril 2021, Sábado
- PUB -
Início Opinião Como usar os nossos valores como bússola?

Como usar os nossos valores como bússola?

Na maioria das vezes, quando nos sentimos perdidos, infelizes, desequilibrados ou insatisfeitos, é porque sentimos que está a faltar algo nas nossas vidas. Normalmente, isto acontece porque não estamos a viver em sintonia com os nossos valores.

- PUB -

Os nossos valores são a nossa bússola.

Norteiam as nossas decisões, motivam-nos, fazem-nos felizes e desempenham um papel fundamental no nosso nível de satisfação, em tudo o que fazemos e vivemos. O nosso bem-estar emocional, as nossas ambições, motivação e felicidade geral são guiados pelos nossos valores principais.

Por exemplo, se diversão, liberdade, comunicação, crescimento, amor e trabalho são os teus valores-chave e se algum deles estiver em falta, podes sentir-te estagnado, aborrecido ou distante. Mesmo que ames o que estás a fazer na tua carreira, não serás feliz ou realizado se um dos teus cinco principais valores estiverem em falta. O mesmo acontece nos teus relacionamentos.

- PUB -

Quando vivemos os nossos valores, sentimo-nos bem. Quando não os estamos a viver, sentimo-nos perdidos. É por isso que é fundamental que estejamos cientes de quais são os nossos valores principais e trabalhemos para os alcançar em todos os aspectos da nossa vida.

Pergunto-te: sabes quais são os teus valores?

Aqui está um exercício em que podes trazê-los de um nível subconsciente para um nível consciente:
1. Pergunta a ti mesmo “o que é importante para mim num relacionamento?”
Começa a perguntar a ti mesmo o que precisas num relacionamento e o que é importante para ti. O que podes comprometer e o que é inegociável. A tua mente conduzir-te-á a um valor que é importante, como “Confiança”, por exemplo.

- PUB -

2. O que é mais importante do que confiança ou é a confiança o que tu mais valorizas?
Aqui, precisas de pensar de uma forma mais profunda e, potencialmente, chegar a um outro valor que é maior do que a confiança no teu relacionamento, como, por exemplo, a paixão!

3. Repete a etapa 2
Continua coleccionando palavras que sentes serem importantes para ti no teu relacionamento até encontrares o teu valor central. Então, como sabes qual é o teu valor central? O teu valor fundamental é maior do que qualquer outro valor. É o valor VIP definitivo! Aquele em que sentes que não há nada mais importante do que esse valor.

4. Seleciona os teus 5 valores principais, incluindo o teu valor principal e coloca-os por ordem de importância
Depois de definir os valores-chave nas etapas 2 e 3, analisa uma seleção dos teus cinco valores mais importantes, enquanto manténs o teu valor principal como número um. Verifica se esses valores existem na tua vida ou se ainda precisas de os alcançar. Estes são agora os cinco principais valores que deves manter e usar na tua vida quotidiana para seres feliz, realizado, em paz e equilibrado.

5. Sempre que te sentires desconfortável, infeliz ou desequilibrado
Verifica se um dos teus valores está em falta, e pergunta-te o que podes fazer para mudar o teu ambiente ou como alcançar esse valor.

O sucesso real consiste em te manteres fiel aos teus valores.

 

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

“Vitória já garantiu uma subida de divisão contra todos os arautos da desgraça”

Depois de assegurar a Liga 3, Vitória aponta ao 1.º lugar no ‘play-off’ para subir à II Liga

Mulher degolou idoso em bairro de lata no Seixal e queixou-se de violação

Sem-abrigo está a ser julgada pelo homícidio do homem de 68 anos, depois deste ter sido encontrado morto em Santa Marta do Pinhal   Tânia Rodrigues,...
- PUB -