27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoTransição digital nas escolas? Promessas, anúncios!

Transição digital nas escolas? Promessas, anúncios!

Recuemos um pouco no tempo:

- PUB -

• Em maio de 2016, António Costa apresentou, com a pompa e circunstância que lhe é peculiar, o Simplex 2016, um programa com 255 medidas conducentes a uma verdadeira reforma do Estado. Por essa ocasião, o Primeiro Ministro deixou um desafio, em jeito de promessa, que “todos dizem ser impossível”: 2017 será o primeiro ano do “papel zero”, ou seja, o ano sem papel na administração pública.

• No dia 15 de maio de 2018 decorreu o primeiro evento Gestech (EDU) – Transformação Digital no Sistema Educativo, que teve como foco a importância das Novas Tecnologias na Educação.

• No Simplex+ 2020, que visa a simplificação legislativa e administrativa, bem como a modernização dos serviços públicos, estão previstas oito medidas para a educação.
Recentemente (janeiro de 2021) foi aprovado o Projeto de Resolução n.º 781/XIV/2.ª (PS), recomendando ao Governo que “garanta a simplificação da comunicação entre os diferentes atores educativos e entre os diferentes níveis de ensino”. Uma iniciativa legislativa um pouco estranha, não tanto pela exposição de motivos, mas pelo facto de o Grupo Parlamentar do Partido Socialista recomendar ao seu próprio Governo que cumpra o que já se propôs fazer – concretizar duas medidas com prazo de implementação previsto para o quarto trimestre de 2021, que fazem parte do Simplex+ 2020:

- PUB -

• A medida 102 – Sistema de Comunicação Institucional das Escolas (SCIE), que corresponde aos pontos 1 e 2 do Projeto de Resolução [1. Criar “um sistema de comunicação institucional, para o ensino básico e secundário, disponibilizando a todos os membros das comunidades educativas (docentes, não docentes e estudantes) uma identidade eletrónica única e estável durante o relevante percurso escolar ou profissional, garantindo a simplificação da comunicação entre todos os intervenientes na comunidade educativa em sentido alargado”; 2. Garantir “que esse sistema preserve a mobilidade da identidade eletrónica do percurso educativo para o ensino superior, integrando-a com os sistemas de autenticação válidos no plano internacional”].

• A medida 102 – Portal da Educação: acesso @edu, que corresponde ao ponto 3 do Projeto de Resolução (Criar “um portal único que integre as plataformas e portais existentes ao serviço dos estabelecimentos escolares tutelados pela área governativa da educação, com uma entrada única”).

Com este Projeto de Resolução, a postura do Partido Socialista pode ter pelo menos três leituras: ou o PS não acredita que o seu Governo cumpra o prazo de implementação previsto e faz uma chamada de atenção; ou, aproximando-se as eleições autárquicas, tenciona mostrar serviço, através da concretização de propostas que o Governo já delineou e tornou públicas; ou não confia no Governo e vem lembrar que as medidas são mesmo para executar.

- PUB -

Ao fim de 6 Orçamentos do Estado viabilizados pelo PS e pelos partidos da extrema esquerda, a transição digital, o uso das tecnologias digitais e o consequente Simplex tardam em chegar às nossas escolas. E o pior é que o Simplex nem pode ficar no papel, porque este já foi eliminado da administração pública em 2017!?

Urge renovar os equipamentos informáticos das nossas escolas, que estão completamente obsoletos. Isso implica a aquisição de quadros interativos, projetores, computadores, tablets, bem como a instalação de internet de elevado desempenho.

Após quase 6 anos de um Governo de esquerda continuamos sem um plano de investimento estruturado, logicamente calculado e imprescindível para a necessária infraestrutura digital nas escolas, sem a qual, a tão ambicionada (e anunciada) transição digital, bem como as medidas do Simplex para a área da educação não vão além de mera propaganda demagógica, ou seja, não passarão de uma miragem.

Será que o Governo está à espera da “bazuca” europeia (verbas europeias do mecanismo de Recuperação e Resiliência que cabem a Portugal) ou a transição digital nas escolas vai continuar a reduzir-se a um conjunto de promessas e de anúncios?

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -