6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRetinopatia diabética

Retinopatia diabética

A Diabetes Mellitus é uma doença bastante frequente em que há uma má regulação da glicémia, o que lesa os vasos sanguíneos causando doença ao nível de vários órgãos, entre os quais a retina. A retina é a membrana sensível à luz que forra o interior do olho e recolhe as imagens. A doença que afecta a retina dos diabéticos é a Retinopatia Diabética (RD). É muito importante que todos os diabéticos saibam que a Diabetes pode atingir os olhos, e que quanto mais tempo se passar desde o diagnóstico maior a probabilidade de isso acontecer, independentemente de se fazer insulina ou não.

- PUB -

A RD não tratada pode resultar em perda importante de visão e outras complicações oculares graves; no início pode haver poucas queixas. Para evitar estes problemas, todos os diabéticos devem preocupar-se com:

  1. Controlar a Diabetes
  2. Controlar a pressão arterial, que contribui para a lesão dos vascular
  3. Realizar todos os anos o rastreio da Retinopatia Diabética, em consulta de Oftalmologia ou fotografia ao fundo do olho efectuada em alguns centros
  4. Evitar adiar consultas, exames e tratamentos sugeridos pelo Oftalmologista para tratamento da RD

O tratamento da RD é sempre feito pelo oftalmologista e orientado caso a caso, podendo passar por tratamentos com LASER, injecções especiais ou cirurgias. Quanto mais cedo forem feitos esses tratamentos melhor o prognóstico, sendo por isso tão importantes os rastreios e as consultas de Oftalmologia. O novo Centro de Diabetes do Hospital da Luz de Setúbal conta com uma consulta especializada em RD.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Orcas atacam veleiro em Sesimbra e seguem semi-rígido na Fonte da Telha

Ataque causou danos no leme da embarcação, mas o mesmo não perdeu a navegabilidade
- PUB -