26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -

O alerta

O resultado das eleições presidenciais de 24 de janeiro trouxe-nos, ao contrário do que muitas vezes foi vaticinado, a confirmação de que Portugal nunca esteve imune à tendência internacional de crescimento da extrema-direita.

- PUB -

Apesar de não ter vencido em nenhum distrito, nem tão pouco em nenhum concelho, a percentagem de portugueses que escolheram votar num projeto político que se materializa através da desinformação, do ressentimento e da mesquinhez deixa-nos um alerta, útil quando ainda vamos a tempo de evitar males maiores.

Este não é um problema conjuntural, da Esquerda ou da Direita: é um problema de todos os democratas e de todos aqueles que defendem a ordem liberal, que tem assegurado os maiores níveis de desenvolvimento, proteção social e de bem-estar que a humanidade já conheceu.

Infelizmente, com a atual Direita democrática portuguesa já sabemos com o que contamos. Em vez de combater os populistas da extrema-direita antidemocrática com a força das ideias, honrando a sua história e o seu legado na construção do Portugal democrático, não tem tido nenhum problema em normalizá-los, já que interiorizou a narrativa de que sem eles estará irremediavelmente arredada do poder. A consequência dessa resignação, e da deserção deste combate, será a autorrealização dessa profecia.

- PUB -

É por isso à Esquerda portuguesa que cabe o papel determinante, e mais empenhado, no combate pela Democracia, no qual há dois pontos a ter em conta.

O primeiro é que as pequenas divisões, os pequenos taticismo e os pequenos interesses partidários que se materializam, por exemplo, em chumbos a Orçamentos do Estado na fase mais crítica da vida do nosso país em décadas, dão força a quem vive do ódio e da divisão, retirando o foco do combate essencial, pelo futuro de Portugal.

O segundo é que é evidente que os locais onde a extrema-direita teve melhores resultados são aqueles onde as populações sentem, genericamente, que os poderes públicos não estão a dar resposta aos seus problemas.

- PUB -

Como os resultados eleitorais em determinados pontos do nosso distrito demonstram, a este voto de protesto estão intimamente ligadas as carências sociais que ainda subsistem, os problemas no acesso à saúde ou à educação, a necessidade de maior ambição no combate à pobreza e à precariedade laboral ou a vida adiada das mais jovens gerações, condenadas a viver pior do que os seus pais.

Podemos, e devemos, denunciar as mentiras e contradições daqueles que exploram os medos mais primários dos indivíduos, alimentando o seu desejo de poder através do descontentamento ou da desilusão de quem se sente um “perdedor do sistema”.

Podemos, e devemos, demonstrar que – tal como a história nos ensina – com projetos desta natureza nunca os setores mais vulneráveis da sociedade viram a sua condição de vida ser melhorada e que foram sempre estes os mais prejudicados pela desagregação social provocada pelas suas políticas.

Podemos, e devemos, explicar que a existência de oportunidades para uma vida melhor depende mais de uma eficaz regulação e de uma mais eficiente redistribuição da riqueza, do que dos apoios que o Estado confere àqueles que ainda estão numa situação mais frágil ou da integração de quem procura o nosso país para, precisamente, ter uma vida melhor.
Mas, fundamentalmente, e é esse o maior desafio de quem faz Política, temos a obrigação de ouvir e ir ao encontro dos justos anseios destas populações, resolver os problemas estruturais que ainda subsistem, lutar contra a injustiça, as desigualdades e a miséria que conduzem à desesperança – a maior inimiga da Democracia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -