26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoAs Crianças também são Vítimas!

As Crianças também são Vítimas!

Amanhã, dia 30 de Janeiro, celebra-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, uma data assinalada anualmente, com vista à sensibilização para a ne-cessidade de uma educação para a Paz e a promoção de valores como o res-peito, a igualdade, a tolerância, a cooperação e a não violência.

- PUB -

Infelizmente, sabemos que a violência nas escolas, nomeadamente o bullying, não é a única forma de violência a que as crianças e jovens estão expostos. E se em cenário escolar, no centro da situação estão precisamente os menores e as suas relações com os seus pares, num outro contexto muito mais resguar-dado e íntimo – e talvez por isso mais pernicioso -, continuam a ser protelados para um papel secundário e periférico, não lhes sendo sequer reconhecido o estatuto de vítima. É esta a realidade dos menores que são expostos à violên-cia doméstica em Portugal.

Segundo dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o contexto do-méstico ou intrafamiliar é um espaço privilegiado para a ocorrência de violência contra crianças e jovens, sendo que a maioria é vitimada no seio da própria família de origem, sobretudo pelas pessoas mais próximas. E mesmo quando são um “mero” público de episódios violentos, as crianças de famílias onde ocorrem agressões contra um dos parceiros têm uma maior probabilidade de receber maus-tratos, quando comparadas com crianças cujas famílias não o vivenciam.

E nunca será demais referir as repercussões destas experiências; diversos es-tudos demonstram que estas crianças e jovens se encontram em risco de de-senvolver perturbações de ansiedade, depressão e stress, além de comporta-mentos desviantes. E, paralelamente, os menores oriundos destas famílias têm uma probabilidade aumentada de entrar num ciclo intergeracional de violência, perpetuando-o seja como vítimas ou como agressores.

- PUB -

De acordo com o Relatório Anual de Avaliação da Actividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de 2019, nesse ano houve um aumento signifi-cativo das comunicações relacionadas com violência doméstica, sendo essa a categoria mais comunicada, seguida da de negligência e comportamentos de perigo na infância e juventude. Se por um lado, este dado permite-nos perce-ber que há uma maior atenção das entidades com competência em infância e juventude para estas situações, por outro, reforça a consciência que os meno-res são continuamente expostos a estes cenários, mesmo quando não consti-tuem o alvo directo ou intencional das agressões.

Assim, embora este fenómeno tenha vindo a ganhar uma visibilidade crescente no nosso país, nas últimas décadas, a situação da criança que se vê obrigada a vivenciar este contexto doloroso continua a não ter a evolução desejável em termos jurídico-legais e das políticas públicas.

Não podemos continuar a encarar as crianças como vítimas indirectas deste crime, nem aceitar que o sistema as silencie quando as devia proteger. Urge reconhecer que ainda não fizemos o suficiente e batalhar para encontrar res-postas diferenciadas, adaptadas às especificidades das crianças e jovens, e que garantam o seu bem-estar e desenvolvimento saudável.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -