26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO acordo para o fundo europeu de recuperação económica é muito importante...

O acordo para o fundo europeu de recuperação económica é muito importante para Setúbal

Foi na madrugada de 20 para 21 de Julho de 2020 que se alcançou um acordo de extrema importancia para os cidadãos da Europa e muito em concreto para os Setubalenses e Azeitonenses. O Conselho europeu conseguiu chegar a consenso sobre um pacote financeiro que permitirá à Europa responder a uma crise económica e social provocada pela Pandemia de Covid-19.

- PUB -

Depois da agonia do Brexit, ter que enfrentar uma crise sanitária, económica e agora também social, a União Europeia, já com 27 países, estava verdadeiramente à prova.
Um acordo de extrema importância no que diz respeito ao envelope financeiro mas também quanto à forma como foi conseguido.

O acordo respeitou a soberania dos povos ali representados. Foi conseguido pelo Conselho europeu, estrutura orgânica da União Europeia formada pela representatividade democrática de cada país;

Fez-se história, porque pela primeira vez, uma parte significativa do envelope financeiro é assumido por todos os países mutualizando a divida.

- PUB -

Este facto impediu os mercados financeiros de fazer especulação sobre as dívidas públicas de cada país como aconteceu anteriormente durante a crise financeira. Mas o acordo é muito importante sobretudo pelos números envolvidos.

Os números do acordo: O Orçamento comunitário para o período de 2021-2027 foi definido em 1,074 biliões de euros; o Fundo de Recuperação é de 750 mil milhões de euros; a repartição desse fundo é feita da seguinte forma, 390 mil milhões em subvenções (fundo perdido) e 360 mil milhões em empréstimos; Portugal irá receber 15,3 mil Milhões de euros em subvenções entre 2021 e 2027 e no total a cifra irá ultrapassar os 45 Mil Milhões.

O acordo conseguido mereceu a concordância e o aplauso de vários organismos europeus para o desenvolvimento regional e local. A saber: Ilaria Bugetti, Porta voz para o desenvolvimento Territorial do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa; Isabelle Boudineau, Presidente da Comissão da politica de coesão, territorial e Orçamento da EU; Paula Fernandez, membro da conferencia das regiões periféricas marítimas da Europa; Jean Claude Marcourt, Presidente do grupo de trabalho para os investimentos públicos da conferencia das Assembleias legislativas regionais da Europa; Begona Villacis, membro do Eurocities (rede de cidades europeias para promover o desenvolvimento económico, político e social).

- PUB -

Estes responsáveis pela política regional na Europa, advertiram que o compromisso sobre o orçamento e o plano de recuperação, deve preservar o investimento nas regiões e nos municípios. É aqui que o acordo conseguido na Europa responde a Setubalenses e Azeitonenses.

Para o município de Setúbal, este acordo de recuperação pós pandemia deverá permitir, de uma forma mais robusta, o reforço da coesão do território e a melhoria da qualidade de vida das populações da região de Setúbal. Muito embora o atual executivo municipal não o reconheça, os fundos comunitários têm sido decisivos para a globalidade das obras mais estruturantes. O dinheiro que aí vem permite que a Câmara de Setúbal, hoje completamente dependente dos fundos comunitários, continue a respirar. Permite a continuidade na realização dos projetos propostos pelo município sendo que agora a politica estética deverá dar lugar a investimentos que permitam a Setúbal alcançar um lugar de centralidade nacional há muito adiado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -