25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO país precisa de um plano para o regresso às aulas

O país precisa de um plano para o regresso às aulas

O mundo está a começar a perceber os perigos de ter milhões de crianças fora das escolas. Em todo o mundo houve 1.6 biliões milhões de crianças e jovens afastados da escola pela pandemia. 95% das crianças do mundo ficaram mais expostas à pobreza, às desigualdades e a realidades extremas.

- PUB -

Em Portugal ainda não conhecemos os efeitos sociais e pedagógicos do encerramento das escolas e do ensino à distância. Não há estatísticas oficiais mas num questionário do Observatório de Políticas de Educação e Formação, ⅔ consideraram que o encerramento das escolas prejudicou a igualdade de oportunidades de acesso à educação. Essa é também a conclusão de um inquérito da FENPROF, que acrescenta que a meio de maio mais de metade dos professores ainda não tinha conseguido contactar os alunos.

A geração dos nativos digitais está sujeita às mesmas desigualdades sociais que condicionam o acesso à educação. E quanto mais tempo as crianças passam afastadas das escolas, mais riscos existem para o seu desenvolvimento pessoal e para o progresso coletivo do país.

Abandono escolar, pior alimentação, agravamento de problemas de saúde mental, menor acesso à saúde e a acompanhamento especializado, menor acompanhamento das crianças com necessidades educativas especiais, violência doméstica ou a simples falta de interação com os colegas, tudo isto são consequências de se fechar as crianças em casa. É evidente que quem sofre mais são aquelas que vivem em mundos mais pobres, mais pequenos ou mais assustadores, mas todas as crianças precisam da escola para se fazerem gente.

- PUB -

A escola pública não é apenas um espaço onde se vai ensinar ou aprender os conteúdos letivos. É um instrumento essencial de justiça social, que deve responder a todos por igual e não pode deixar ninguém para trás. E é precisamente isso que faz dela um dos pilares do Estado Social no nosso país.

Só em situações extremas, como o confinamento geral imposto pelo COVID19, é que o ensino à distância pode ser considerado como uma solução temporária e de emergência. Foi o que aconteceu no nosso país: uma resposta de emergência graças ao esforço coletivo dos professores, pais e alunos. Com dificuldades, com criatividade porque não tiveram a formação que deviam ter tido, com o seu próprio dinheiro e os seus computadores, porque as escolas não tinham – e continuam a não ter – equipamento informático.

Ter orgulho na escola pública não é ignorar os problemas, nem os apelos de quem a constrói todos os dias. Como o desta professora do 2º ciclo que deixou um testemunho no site escolapublica.pt:

- PUB -

“Estamos a perder os alunos com mais dificuldades e de meios mais desfavorecidos ou mais desacompanhados face às condições de trabalho dos pais. Para nós, professores, a frustração é grande e o sentimento de impotência é esmagador. O trabalho é absolutamente insuportável. Exaustão e depressão, computadores a avariar em virtude de utilização excessiva, tendinite e contraturas musculares”.

Foi com consciência destas dificuldades que o Bloco de Esquerda tomou uma posição clara pelo regresso às aulas e apresentou duas propostas para tornar esse desafio possível em tempos de pandemia: a redução do número de alunos por turma para permitir o afastamento social; e o investimento em recursos humanos para acompanhar todos os alunos que precisam, permitir o desdobramento de turmas e garantir a desinfecção e limpeza das escolas as escolas.

Mesmo sem um plano próprio que possa defender, o PS alinhou com a direita para chumbar esta proposta. Perante todas as dúvidas sobre as intenções do Governo, fica apenas uma certeza: O país precisa de um plano para o regresso às aulas

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -