26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoNos pós Covid-19 é necessário contagiar o mundo de esperança

Nos pós Covid-19 é necessário contagiar o mundo de esperança

Todos os governos, comprimidos entre a pandemia que continua a expandir-se, mais nuns países, menos noutros, e a necessidade de conter o descalabro económico-social, têm vindo a “desconfinar”, isto é, a abrir fábricas, comércio, pequenos comerciantes, e até cinemas, espetáculos culturais, e…praias, museus e festivais.

- PUB -

Ninguém tem a certeza se o vírus não volta a aumentar a sua capacidade de expansão, alguns cientistas afirmam categoricamente que virá (não sabem quando) uma segunda vaga de doenças e mortes . É evidente que as pessoas estão fartas de isolamento e de retenção em casa, é evidente que a necessidade de manter uma distância do outro, nosso semelhante, não é coisa de somenos importância, pois desde sempre que a ciência valoriza, melhor, aponta a necessidade das pessoas contactarem umas com as outras.

O homem é um ser gregário e as manifestações de afeto nas crianças, nos adultos e nos idosos contribuem, para o normal desenvolvimento , por exemplo, das crianças, e os adultos se querem manifestar o seu afeto têm necessidade de contactarem pele com pele, com um aperto de mão, com um abraço ou mesmo com um ato sexual. O jejum forçado deste contato por tempos exagerados e contra a vontade dos próprios vai criando perturbações psicológicas e até doenças orgânicas.

As autoridades da saúde e os médicos sabem-no bem, mas o desequilíbrio das finanças ameaça destruir o equilíbrio social – eis mais um dilema! A razão profunda da nossa vida não é caminhar para a morte, é viver a esperança dum mundo equilibrado, onde não pode imperar o mêdo, a ameaça de morte, a relutância em conviver com o próximo (não seja ele um dos portadores do tal vírus!) ou a inelutável fome e desemprego. Sabemos bem que nos governos e nas instâncias internacionais que regem a economia (bancos, fundos, milionários, multinacionais, etc.) se tomam medidas para minorar esse descalabro financeiro com empréstimos, doações, isenções de algumas obrigações desse sistema, e disponibilizam-se milhões de milhões, só que a maioria dessas medidas passam ao lado das classes sociais mais periféricas que já passam fome como o atestam as organizações que sempre tiveram essa missão de ajudar os necessitados.

- PUB -

Só que essas medidas importantes certamente para o sistema em que vivemos e para os seus mentores, mas como dizia o José Afonso numa das suas canções: “eles comem tudo e não deixam nada”. Basta pensarmos que os administradores continuam a receber chorudos ordenados, os acionistas continuam a receber os seus dividendos, os juízes continuam a ter direito a mês e meio de férias, e as Cáritas, os centros sociais ou as organizações que pedem ao povo em geral ofertas para dividir pelos que têm fome, assinalam a velocidade do aumento dos necessitados …apenas em uns três meses!!!

Temos pois necessidade , e urgente, de emendar o que estava mal e que agora tem de ser reconstituído. E mais! não podemos esquecer que antes da pandemia se estava já perante uma grave ameaça ecológica que ameaçava (e vai continuar a ameaçar, pelos vistos!) o futuro do nosso planeta. Portanto esqueçamos por momentos a covid19 e pensemos nos desequilíbrios ecológicos, nas destruições da biodivercidade, pensemos nas preocupações do Papa Francisco ao publicar há 5 anos a “Laudato Si”.

Com estas ameaças à “Mae Terra” e com as reações dos “chefes” à pandemia, estamos numa verdadeira guerra por um futuro capaz- iremos ter um mundo de esperança? Não esqueçamos que proteger o Planeta é proteger o emprego, é lutar contra a pobreza – opor ecologia e economia é um erro! Nunca se viu a ciência e a investigação nos vários países do mundo a trabalharem em conjunto para solucionar a covid19 !! Que este espírito de colaboração se sinta também na construção dum Mundo Novo!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -