19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoÀ volta da Europa

À volta da Europa

Este sábado, dia 9 de Maio de 2020, a Europa celebra o seu 70 aniversário, uma data fundacional de uma era de cooperação, solidariedade, em que nenhum EM é obrigado a andar só, pois esta união, tornou os seus países integrantes um só, um corpo, ou seja, a unidade é o pilar da UE.

- PUB -

No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman, apelou à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e contou com o apoio de Jean Monet. Já dizia Shuman o ex- Ministro dos Negócios Estrangeiros francês,“ A paz mundial só poderá ser salvaguardada com esforços criativos à medida dos perigos que a ameaçam.”

Em 1950, cinco anos após o término da segunda guerra mundial, as nações europeias continuavam avassaladas face ao conflito, dor, sofrimento, causado por essa batalha. A instituição da CECA, visava evitar uma outra guerra de acontecer, e deste modo, os governos europeus desenharam a colocação em comum da produção de carvão e de aço, tornando assim a guerra entre a França e Alemanha, países tradicionalmente rivais, o que agora seria “não só impensável mas materialmente impossível” (Declaração Shuman ). Esta declaração visou implementar uma nova visão de cooperação política na Europa que iria extinguir e tornam impensável guerra entre os países europeus.
A celebração desta data, relembra-nos que nenhum Estado caminha só, unifica e solidifica a união entre os EM, e foi esta UE que criou uma cidadania complementar à dos cidadãos dos EM, ou seja, qualquer cidadão da união europeia, para além da sua nacionalidade, proveniente do seu país, ainda possui de forma inata, a nacionalidade europeia. Porém, ainda demonstra que todos dentro a união são como uma família, que nasceu do mesmo berço, da mesma mãe. Esta data marcou o início de uma era, um caminho afastado da solidão, da guerra, da dor, do sofrimento, tendo sido traçado um trilho de políticas cooperação, solidariedade e esperança, deixando para trás a divergência.

Atualmente enfrentamos uma crise sanitária, simétrica, afetando todos os EM, sendo agora mais que nunca fundamental afirmar-se os valores da união, de cooperação, de solidariedade, pois somente assim, unidos, podemos enfrentar, vencer uma frente comum.

- PUB -

Este vírus colocou à prova não só os EM, como as pessoas, e a própria UE, fazendo com que esta união, mostrasse a sua capacidade de resposta face a uma batalha como à que enfrentamos. Porém, as respostas não têm sido suficientes para salvar todos, uma vez que nem todos os EM, enfrentam esta pandemia de forma simétrica, pois uns pais possuem mais liquidez, mais fundos, menos dívida pública, conseguindo por isso, superar este desafio com menor dificuldade.

A meu ver, se aqueles com menos dificuldade ajudarem aqueles que mais problemas financeiros sustentam, este problema sanitário que consequentemente se tornou uma crise económica seja efémero. E com isto quero concluir que a ajuda não necessita de ser necessariamente através de apoios económicos de uns Estados a outros, mas sim, necessita de existir apoio dos EM , a título de exemplo, à não oposição à criação de subvenção para apoiar os Estado, pois continuando a criarem este tipo de obstáculos, apenas tornaram a guerra mais amarga e mais dolorosa, financeiramente, como socialmente para os países com mais dificuldades financeiras. Os empréstimos somente trarão ainda mais dívida para os EM, como Portugal, Itália e Grécia, que já possuem uma grande dívida pública, não sendo esta para mim, uma solução que vise a solidariedade e cooperação, como são os valores constitutivos da união. Não se pode pregar a união e voltar as costas àqueles que agora mais do que nunca necessitam de uma ajuda sólida e robusta da UE, para que não se esvaiam por completo.

O Eurogrupo aprovou um pacote de 540 mil milhões de euros, em que a Portugal somente cabe 4mil milhões de euros, uma gota num oceano de dívidas que o nosso Estado já possui. Esta ajuda está longe de ser suficiente, muitos EM são portadores de grandes dívidas, como é o exemplo de Portugal, o terceiro país da União Europeia com mais dívida pública, entre outros como a Itália.

- PUB -

Estas medidas aprovadas pelo Eurogrupo, dividem-se em três grupos, disponibilização, através do MEE de 240 mil milhões em que o único requisito de utilização é que este dinheiro tenha de ser gasto em custos relacionados com a saúde, no combate à Covid-19. O segundo, consiste num instrumento temporário designado “SURE” em que é disponibilizado 100 mil milhões, com o objetivo de ajudar os EM a salvaguardar postos de trabalho. Por último, foi ainda disponibilizado 200 mil milhões para empresas com bastantes dificuldades financeiras, sobretudo destinado a pequenas e médias empresas, que atualmente sofrem um grande impacto na sua liquidez.

É necessária uma resposta europeia robusta e sólida, para que nenhum Estado com mais dívida pública, seja prejudicado por estas medidas.

Esta instituição da união europeia tem como principal papel, assegurar uma coordenação das políticas económicas da UE.

Porém, este pacote de medidas aprovada pelo Eurogrupo está longe de ser suficiente para suportar muitos países da união, pois estes só podem levantar até 2% do seu PIB como na linha de crédito do mecanismo europeu de estabilidade, os tais 240 mil milhões.
O ECOFIN, é responsável pela política económica, no âmbito da fiscalidade, mercados financeiros, movimentos de capitais e ainda pelas relações económicas com países não pertencentes à EU, tendo por isso um papel também fundamental na luta contra esta pandemia.

A decisão do concelho europeu, na reunião de dia 23/04/2020, foi a de apoiar as iniciativas de desenvolvimento de vacinas que permitissem criar suficiente imunidade para combater este vírus, foi também aprovado as orientações propostas pela Comissão Europeia para a estratégia de desconfinamento, através de uma coordenação das fronteiras externas, quer das fronteiras internas da UE. Desenrolou-se ainda um ponto considerado fundamental que foi bastante afetado por esta crise sanitária, o setor do turismo, e a sua importância para a economia europeia. Referiu-se ainda que existe a necessidade de uma estratégia de preparação para uma segunda vaga da pandemia, que até ao momento, é muito possível que aconteça enquanto não existir uma vacina, uma cura.

O Conselho Europeu aprovou ainda a proposta da Comissão para se avançar com um fundo de recuperação económico em articulação com o próximo quadro financeiro anual, tendo a Comissão a missão para o fazer. É necessário um novo quadro financeiro plurianual, assim como um programa de recuperação económica, a criação do fundo europeu, em que houve unanimidade nesta decisão.

Porém, este fundo de recuperação visa financiar os EM, por forma a ajudá-los a combater esta guerra que enfrentam quotidianamente face a um inimigo para já imortal e invisível. Não obstante, a grande maioria dos países apoiam esta cooperação, através das subvenções, todavia, outros apoiam que se deva recorrer a empréstimos. Posto isto a comissão irá realizar uma combinação justa entre subvenções e empréstimos aos Em, por forma a respeitar os dois lados da balança, ainda assim, a divergência em momentos como o que enfrentamos, somente traz mais dúvidas e incertezas, daí ser fundamental a convergência.

Espera-se que este fundo de recuperação seja constituído por um montante de 1,5 biliões de euros, ou seja, três vezes mais do que aquilo que são as medidas de apoio aprovadas pelo Eurogrupo. No entanto, a grande dúvida é se nos encontramos na posse de uma “ Fisga ou Bazuca”. Deste modo, ainda falta saber em concreto, quando é que o temos disponível, qual o montante disponível, quais as condições de acesso, qual será a taxa, qual será o período de carência e qual será a sua robustez. A divisão que para já existe é entre os EM que possuem um baixo endividamento, por isso apoiam os empréstimos e os EM com maior endividamento, que apoiam as subvenções. Contudo, este fundo de recuperação económica para já não tem previsão sendo que como o porta voz da comissão europeia divulgou “ A proposta não chegará amanhã, chegará quando estiver pronta”, ou seja, não existe para já uma previsão da divulgação deste fundo de recuperação, porém no dia 18 de Junho, o Conselho Europeu, voltar-se-á a reunir.

Porém, é necessário a maior brevidade na conclusão deste fundo, pois é ele que terá a missão de alavancar a economia europeia, subsequentemente a economia dos EM e o facto desta decisão se estar a tornar morosa, a cada dia que passa os Estados sentem mais problemas económicos, financeiros e sociais.

As previsões económicas da primavera, enunciadas pela Comissão Europeia, são de uma recessão de 7,7% na zona euro, pior do que a crise da moeda única, porém prevê um parcial crescimento para 2021, de 6,3%. Porém, existem muitos EM, como Portugal, Grécia, que dependem fortemente do Turismo para que a sua economia também possa ir alacando aos poucos, de forma gradual. Deste modo, a comissão frisou a importância do Turismo na UE, e o facto que esta não será deixada cair no esquecimento. Estas previsões já eram de esperar uma vez que a liquidez dos Estados a cada dia que passa diminui e paralelamente aumentam as dúvidas e incertezas.

Esta emergência sanitária, trouxe uma grande bomba para a união europeia, uma dívida pesada na economia da zona euro.

Uma última questão que abordo é acerca da decisão do tribunal constitucional alemão. Este tribunal alega que algumas medidas do BCE, referentes ao programa de aquisição de dívida pública existente em 2015 viola parcialmente o quadro constitucional alemão. Infringe neste caso em concreto o princípio da proporcionalidade, à luz do artigo 5 TUE, que regula que todas as ações da união europeia têm de ser proporcionais, ou seja, não devem exceder aquilo que é preciso para alcançar os seus objetivos. Deste modo, o Tribunal constitucional elabora um ultimato de 90 dias à equipa de Christine Lagarde, presidente do BCE, para explanar o programa desenvolvido em 2015, e no caso desta não de verificar, o banco central alemão fica com a tarefa de para vender no mercado os 534 mil milhões de euros em títulos alemães, sempre numa estratégia coordenada com o BCE.
0
Por fim, sublinho que a Europa neste momento enfrenta um misto de problemas, desde da crise sanitária, até a uma das maiores recessões de sempre na zona euro e ainda paralelamente uma das suas instituições, o BCE, à luz da decisão do tribunal constitucional alemão, violou parcialmente o quadro constitucional alemão.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -