26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoDefender a democracia

Defender a democracia

João Paulo Dinis – Deputado municipal no Montijo

«A democracia, essa utopia primordial, não pode ser posta em causa. Todos somos poucos para a defender. » – José Eduardo Agualusa

- PUB -

O direito de oposição democrática é uma concretização de princípios e direitos fundamentais previstos na Constituição Portuguesa de 1976.

Como exemplo desses princípios temos, o princípio democrático (artigo 2.º), o direito de participação na vida pública (artigo 48.º) e o direito de oposição democrática consagrado no n.º 2 do artigo 114.º da Constituição.

Este último concretiza o direito de participação na vida pública das minorias, assegurando-lhes o direito a exercer uma oposição democrática nomeadamente nos órgãos das autarquias locais de natureza representativa como é a Assembleia Municipal.

- PUB -

Nos termos da lei ordinária, o direito da oposição está inscrito nomeadamente no Estatuto do Direito de Oposição, aprovado pela Lei n.º 24/98.

Foi no uso destes direitos, e com base nestes princípios, que todos os partidos da oposição com assento na Assembleia Municipal requereram à senhora presidente do Órgão a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para discussão e votação de diplomas que implicam a transferência de poderes de governo central para o município – o chamado pacote descentralização. E fizeram-no, porque a maioria PS não promoveu essa convocatória, como deveria ter feito nos termos da lei e dos princípios, ao invés do que foi feito, a título de exemplo, em todos os municípios do distrito de Setúbal. Não o fazendo em tempo útil, privaram a Assembleia do direito a discutir os diplomas em causa, diminuindo o contraditório próprio das democracias e abdicando de exercer a fiscalização sobre os atos da Câmara Municipal, como era seu dever e obrigação legal.

Assim, a Assembleia Extraordinária foi requerida pela oposição, nos termos da Lei 75/2013 e do próprio regulamento da Assembleia Municipal do Montijo, que prevê a possibilidade de 1/3 dos deputados municipais poderem requerer uma Assembleia Geral Extraordinária. A «ratio legis » que se pretende com esta prerrogativa legal, é, que as minorias, possam exercer o direito de convocar a Assembleia ,sem que para tal tenham que ter o  beneplácito da maioria. É por isso, como atrás referimos uma prerrogativa constitucionalmente consagrada e que o legislador consagrou na lei ordinária.

- PUB -

A Assembleia foi legalmente requerida, foi marcada pela senhora presidente para o dia 8 de Fevereiro e foi fixada a sua Ordem do Dia. Tudo como previsto na lei e no regulamento.

No dia 8, deu-se início à Assembleia e, após a intervenção do público, a senhora presidente pôs em votação a Ordem do Dia, cometendo com isso uma ilegalidade, ao desprezar o referido no nº 1 artigo 50 º da Lei das Autarquias locais e artigo 26º do Código do Procedimento Administrativo que referem, e cito :

– Só podem ser objeto de deliberação os assuntos incluídos na ordem do dia da sessão ou reunião – fim de citação

Ora, na Ordem do Dia da supracitada Assembleia Extraordinária não constava nenhum assunto que referisse a colocação à deliberação para aprovação ou rejeição da própria Ordem do Dia.

Onde o legislador decretou a defesa das minorias com a possibilidade de marcação de Assembleias Extraordinárias, a maioria PS entendeu que podia desprezar e lei. Confundiu maioria absoluta com poder absoluto. E votou contra uma Ordem do Dia que não devia ter sido votada. E com isso terminou com a Assembleia Extraordinária que se deveria ter realizado.

E num instante se rasgaram os princípios, se reescreveu a lei e se cometeu um atentado ao Estado de direito. A tão apregoada ética socialista, que se funda no cumprimento da lei e dos princípios, ficou esquecida tal como o princípio democrático da defesa dos direitos da oposição. Foi uma posição de força da maioria que em nada a prestigia e que pior do que isso, desprestigia o órgão Assembleia Municipal.

Quando todos falam nos perigos que a democracia sofre pela tomada de posições reprováveis e incompreensíveis aos olhos da opinião publica pelos atores políticos, o que se passou no passado dia 8 foi mais uma acha para a fogueira do desprestígio dos órgãos municipais.

Joao Dinis
Deputado municipal no Montijo
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -