27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoCultura e Política. Alguns aspectos

Cultura e Política. Alguns aspectos

As políticas, projectos e património de uma cidade e de um concelho articuladas entre si ou isoladas do ponto de vista analítico, enformam objectos cuja pertinência conceptual e empírica traduz, também, a visibilidade dos modos de planeamento estratégico da cidade e do concelho,tanto no campo político como no campo cultural;
São objectos que exigem níveis de conceptualização e de operacionalização específicos consoante os actores em palco sejam os mais directamente envolvidos na concepção das políticas, na dinamização dos projectos e na avaliação das acções urbanas e rurais.
O universo das práticas culturais, nos seus dois eixos indissociáveis (o da oferta/ criação e o da procura/recepção), e o universo da política cultural autárquica merecem debate, reflexão e ação.
Por outras palavras, debate, reflexão e ação sobre as concepções políticas quanto ao que constitui a animação cultural da cidade e do Concelho, os projectos de intervenção cultural e de criação e formação artísticas, as redes locais de equipamentos e os públicos culturais.
A política cultural como instrumento de planeamento cultural da cidade e do Concelho:
Projectar culturalmente a cidade e o concelho implica, desde logo, pensar a cidade e o Concelho do ponto de vista político pois, enquanto exercício político que é, contempla representações sobre o papel do Estado e da sociedade civil na relação com o campo da cultura (Silva, 2003; 1997).
A política cultural autárquica, de cariz público, define-se por um conjunto de princípios e de objectivos estruturantes, de prioridades e de critérios de actuação, quer quanto à natureza e às modalidades dos projectos, quer quanto aos modos de financiamento, quer ainda quanto à natureza da relação a estabelecer com os diversos actores do campo cultural. Exige sistematicidade e coerência; planificação, concertação e parcerias entre os actores directamente envolvidos, sejam os políticos e os culturais, seja a própria sociedade civil.
Exige diagnósticos de situações sociais e culturais e de públicos. Exige avaliação de actividades e de resultados.
Nas políticas culturais encontramos, assim, múltiplas dimensões da relação entre a cultura (o campo cultural) e o poder (o campo político) e que traduzem os modos como os dois eixos do campo cultural (oferta/criação e procura/ recepção) se articulam com as concepções ideológicas e a estrutura do próprio campo político local (Bourdieu, 1989).
Dois princípios globais,entre outros, estruturam uma política cultural local:
O primeiro diz respeito à criação e à manutenção das infraestruturas básicas especializadas que permitem desenvolver actividades de criação cultural e artística e processos de revitalização, valorização e animação do património cultural local;
O segundo reporta para a criação e a satisfação das necessidades culturais dos diversos públicos, particularmente daqueles que, do ponto de vista socioeconómico, mais afastados se encontram das manifestações culturais e artísticas que exigem instrumentos cognitivos de recepção particulares, necessários, em última instância, à sua descodificação e fruição plenas (Bourdieu, 1989).
Quanto ao primeiro princípio, assumem particular relevância as possibilidades materiais e simbólicas do poder político para criar e animar uma rede de equipamentos culturais no espaço local. A rede de equipamentos com uma pluralidade de valências culturais e educativas é a que melhor se enquadra no leque de necessidades que emergem do tecido social local.
Por outro lado, só é possível pensarmos numa rede municipal de equipamentos desde que em consonânia com recursos humanos especializados e profissionalizados,com recursos financeiros e com estratégias de animação destes espaços numa articulação estreita com a sociedade civil.
O associativismo local, enquanto quadro institucional de animação e interacção (Costa, 1999), poderá funcionar, simultaneamente, como interlocutor e intermediário privilegiado entre a oferta e a procura cultural.
São as parcerias entre as autarquias e os actores do tecido social local e regional (desde os económicos e políticos até aos culturais e educativos) que viabilizam os modos locais de fazer, estar e usufruir da cultura.
Quanto ao segundo princípio, estamos perante a questão da formação e do alargamento dos públicos. Uma outra componente da relação entre o poder e a cultura, e do ponto de vista político a que suscita mais dificuldades de operacionalização pois, a propósito da relação dos indivíduos e dos grupos sociais com as diversas manifestações culturais e artísticas, as assimetrias estruturais da sociedade (por exemplo, os níveis educacionais e culturais) e a própria lógica classista das sociedades contemporâneas transparecem nas mais diversas formas de procura e de recepção dos eventos culturais.
Fomentar a participação dos públicos nos actos de criação e potenciar condições para a democratização da esfera da produção e da criação cultural constituem dois outros vectores de uma política cultural que, num quadro institucional local, se torna um exercício político mais condicionado.
A cultura tende a ocupar um lugar menos secundário, ou a deixar de ser um não-lugar, nos programas políticos das autarquias; a cultura tende a ocupar um outro lugar na macroestrutura autárquica;
Reforcemos pois a diversificação da oferta cultural, a criação de estratégias públicas de formação e educação dos públicos para a “cultura erudita” e para a produção cultural , o aumento progressivo dos investimentos financeiros e logísticos na área da cultura, a associação estreita entre as manifestações culturais locais e as potencialidades turísticas daí advenientes para o concelho, a promoção de eventos culturais com influência supramunicipal, a revitalização do tecido social e do associativismo cultural e o investimento na revitalização e manutenção do património local.

- PUB -

Notas:
Bourdieu, Pierre (1989), O poder simbólico, Lisboa, Difel. Costa, António Firmino da (1999), Sociedade de bairro: dinâmicas sociais da identidade cultural de bairro, Oeiras, Celta Editora.
Costa, António Firmino da (1997), “Políticas culturais: conceitos e perspectivas”, in Obs, n.º 2, 10-14.
Silva, Augusto Santos (2003), “Como classificar as políticas culturais? Uma nota de pesquisa”, in Obs, n.º 12, 10-20.
Silva, Augusto Santos (1997), “Cultura: das obrigações do Estado à participação da sociedade civil”, in Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 23, 37-48.

José Caria
Ex-vereador; ex-Presidente de Câmara; Deputado Municipal
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -