1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoModernizar Montijo

Modernizar Montijo

Caros Montijenses!
O projecto de modernização que vos apresentamos visa dar um novo desígnio ao concelho, criar uma nova forma de vida, uma nova identidade e colocar a nossa terra ao mesmo nível dos concelhos mais desenvolvidos do país.
A afirmação do concelho do Montijo, ao contrário do propagandeado por outros, não depende, no essencial, da concretização de um ou dois projectos de investimento por muito expressivos que eles sejam.
A modernização do concelho do Montijo (conceito de Smart-City) só se fará se os Montijenses souberem planear e executar a longo prazo um projecto autárquico credível e mobilizador e para isso será necessário que os destinos autárquicos sejam entregues aos Montijenses que deram ao longo da sua vida efectivas provas de competência e credibilidade.
O futuro e a modernização do Montijo passam pela afirmação do nosso concelho no espaço de influência da Grande Lisboa, dando efectivo corpo ao conceito da cidade de duas margens, e pelo ressuscitar do espírito empreendedor, ambicioso, solidário e corajoso que nos caracterizou, principalmente na primeira metade do Século XX.
A modernização do Montijo deverá ter como grandes eixos a valorização do território e a valorização das pessoas e dependerá do planeamento e execução de vários projectos. O Município deverá definir uma estratégia de investimento público sendo esse investimento público a locomotiva do investimento privado. É para nós prioritário a prestação de cuidados públicos de saúde, a modernização dos serviços públicos municipais, o reforço da escola pública, a mobilidade, a requalificação urbanística, a cultura e a nossa identidade histórica.
O serviço público de saúde prestado no Montijo está muito aquém das necessidades da população. Urge encontrar um novo modelo de cuidados de saúde acessível a todos e de qualidade. A construção faseada pelo Município de um novo Hospital, em articulação com as IPSS e SNS que sirva toda a população, será o principal projecto autárquico do novo executivo.
A reorganização e modernização da Câmara Municipal será um dos principais desafios da nova gestão autárquica onde se destaca a construção do novo edifício.
A melhoria da mobilidade da população permanente e flutuante é um desafio central na nova gestão autárquica, razão porque apresentamos um plano global de transportes públicos, estruturado na construção de um corredor BRT ( BUS Rapid Transit) + Mini-Autocarros + Transporte público a pedido.
O nosso serviço público de educação no Montijo terá que se comparar à qualidade e excelência dos melhores projectos educativos, há que, designadamente, requalificar o Parque Escolar do Montijo, dignificar os professores e adequar os horários das escolas à vida profissional dos pais.
A Requalificação da Zona Ribeirinha é um dos projectos mais ambiciosos e atractivos a desenvolver pelo novo executivo. Será projectado e executado o Centro Interpretativo na Zona Ribeirinha, sendo, nomeadamente, recuperados os Moinhos de Marés e as Salinas, construído um circuito pedonal e ciclável ao longo do anel da Zona Ribeirinha da Lançada e Sarilhos-Grandes, cuja ligação será efectivada por ponte, em madeira, à cidade.
Apenas uma nova equipa, que compreenda o contexto e seja capaz de organizar e dinamizar o Montijo, poderá devolver-lhe protagonismo e construir uma nova centralidade e isso só será possível em parceria com toda a população a quem pertence este notável território chamado Montijo.
Contamos com todos, o seu voto é importante.

- PUB -
- PUB -
- PUB -
[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
Joao Afonso
Candidato à presidência da Câmara Municipal de Montijo PSD/CDS-PP Muito Mais Montijo
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -