25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoHá tanto para fazer, meu Deus!

Há tanto para fazer, meu Deus!

Este título é uma autêntica provocação. Em pleno mês de férias, falar em trabalho?!…

- PUB -

Nós sabemos que trabalhar é muito mais do que executar diariamente as tarefas inerentes a uma profissão.

Mas mesmo com rotinas de esforço a cumprir, férias são férias. Com saúde e algum dinheiro, claro. É nesta altura que o tempo é um pouco mais nosso amigo.

Contudo, há pessoas que vão de férias e não descansam nada. Ou porque ficam em casa para aproveitar o tempo a pintar as divisões e resolver assuntos pendentes… Ou porque vão à praia, mas sofrem imenso com o estacionamento… Ou porque juntam muitos amigos e não param um momento… Ou simplesmente não fazem nada de novo, porque não podem, ainda que estejam de férias, o que é algo frustrante…

- PUB -

O subsídio de férias sempre ajuda a aguentar…

Este ano é mais um que conta com um clima bom, um país em festa e a esperança que não morre no amanhã (salvo problemas sérios bem conhecidos). Moderação e ponderação, aproveitando os momentos de vontades e possibilidades.

Os senhores problemas não se compadecem com o calendário de férias. E por isso as patroas diligências para os resolver não podem afrouxar (demasiado) só porque agosto é de férias.

- PUB -

Em cada dia uma aula de matemática, somatório de horas boas, menos boas, rotineiras…

Organismos em agosto (ou noutro período de férias) que ficam mais predispostos para o descanso, a serenidade, o convívio, o bom humor, o conforto, a amizade.

E há tanto para fazer, meu Deus, no campo da amizade.

Amizade, essa palavra bonita que precisa de ser regada 24 horas com as cores do arco-íris para ficar à prova de malandrices e granizos violentos.

Olhamo-nos de vez em quando, seres humanos, e vemos desfocadamente como poços (adultos com 60% a 75% de água) cheios de virtudes e limitações q.b.. E temos, felizmente, a imaginação por companhia de braço dado com o ilustre ego, mais ou menos no epicentro de si-mesmo, qual protagonista das aventuras mais inventivas que faz as delícias dos mais traquinas.

Quando nos sentamos e conversamos, deliberamos quando compreendemos que todos somos autores e personagens de muitas peripécias.

E damo-nos conta da história diária a escrever-se ao sabor de cada vida.

Se podemos, tomamos a dianteira e teclamos alguns (bons…?) momentos a bel-prazer, segundo o nosso potencial de vivências e competências. Achamo-nos narradores participantes.

Mas muitas vezes os acontecimentos vão-se desenrolando pela mão de um autor alheio (o destino?) que não se compadece com todas as vontadinhas da(s) sua(s) personagen(s) e delibera a cada passo reformulações na estrutura diegética da narrativa, escolhendo-se a si mesmo para o narrador heterodiegético.

Vidas. Cada uma numa corrente alternada que para no fim e ao cabo grita: – É imperativo a dignificação da amizade com gestos de ternura, diálogo, bem-estar e aprendizagem mútua.

É a voz da velhice humana que se quer consentida e com sentido.

Rosa Duarte
Mestre em Estudos Portugueses
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -