25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoMontijo 2017 - Eleições e o futuro

Montijo 2017 – Eleições e o futuro

Tempo eleitoral: o cidadão assiste ao desfiar de propostas (promessas?) das várias candidaturas.
A hora é de luta por explicar o melhor possível as próprias ideias e projetos, ou será de luta por confundir e desvalorizar as ideias e projectos dos outros. Em Montijo temos adeptos de uma e de outra maneira de tentar obter o melhor resultado eleitoral.
Não seria mais proveitoso para o Concelho que a explanação de ideias e projetos não inviabilizasse, pelo contrário facilitasse,o trabalho colectivo futuro? E o que se vai passar no “Day After”, isto é, no dia seguinte às eleições?
Estou em crer que seria mais proveitoso e a candidatura Muito Mais Montijo, da qual sou mandatário, tem ido por esse virtuoso caminho. Este escrito também segue esse trilho. Senão vejamos:
Alguma candidatura considera que o estado dos cuidados de saúde no concelho é satisfatório?
Uns avançam com a promessa de exigência ao Poder Central de melhores serviços de saúde, tanto no hospital como nos centros de saúde; outro avança com a construção faseada de novo hospital, com dinheiros europeus, do Estado e municipais, ficando na propriedade do Município e gestão participada pelas IPSS locais, ou por outras entidades públicas, a que toda a população tenha acesso. (Será isto um hospital privado?) Estas propostas são incompatíveis? Não valerá a pena, olhando para a melhoria da saúde das populações, aproveitar o q de bom existir na diversidade das ideias?
Alguma candidatura considera que relativamente a transportes o concelho está bem servido?
Uns querem os barcos de volta ao Cais dos Vapores, outros consideram que o importante é trazer o fluxo de utentes do barco para o centro e por isso propõem um transporte rápido e cómodo (BRT) que una o Seixalinho a vários pontos da Cidade, com expansão faseada aos bairros limítrofes. A candidatura Muito Mais Montijo propõe uma rede secundária de mini bus que interliguem toda a Cidade ao eixo do BRT. A gestão dessa frota ficaria na alçada municipal. São propostas inconciliáveis? Claro que não, se o objectivo for realmente a melhoria das condições de vida dos munícipes. Se o preconceito ideológico ou a ânsia por agradar a sindicatos ou centrais sindicais prevalecer, então o interesse das populações passa para segundo plano e nada muda para melhor.
Alguma candidatura concorda com o estado de ruína e abandono a que está votada a zona ribeirinha?
Uns querem revitalizar a zona, investindo em criar condições para que aí se instalem entidades de cultura e divertimento, que trarão pessoas e estabelecimentos de restauração e outros, arrancando assim a referida zona ao presente estado de degradação. A coligação Muito Mais Montijo avança com a instalação nessa área do novo edifício municipal polivalente e do hospital, provocando assim a movimentação de pessoas e bens, que irão alavancar outros investimentos e reabilitação de espaços, por entidades públicas e privadas. Parece ao leitor e eleitor que são caminhos contraditórios e que se excluem entre si? Claro que não são. Assim prevaleça a genuína preocupação com as populações e o desenvolvimento desta terra.
Alguma candidatura se diz satisfeita com o estado de desenvolvimento das freguesias rurais?
A perda de emprego e de população que se verifica nestas freguesias tem de ser estancada. Todos concordam.
A candidatura Muito Mais Montijo apresenta uma proposta entre outras, de importância relevante, que é a criação de um pólo industrial virado para as industrias agrícolas ou relacionadas com o ambiente rural (ECOPOLIS), pólo esse desde o início virado para a defesa do ambiente e dos recursos ambientais da região, que são imensos, começando pelo valioso aquífero ali existente. A CDU,que tão bem conhece a região e os problemas dos seus habitantes e que também propõe medidas para dinamizar o sector agrícola e pecuário, e Os Verdes, defensores do ambiente, não verão as vantagens do proposto ECOPOLIS, para as freguesias rurais?
Muito mais haveria a dizer, mas fico me por aqui. Tenho esperança na capacidade dos renovados autarcas para se entenderem e trazerem finalmente o desenvolvimento e o progresso a este concelho.

Luis Luizi
Lic. em Engenharia Eletrotécnica/ Professor aposentado / Mandatário da coligação Muito Mais Montijo
- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -