29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoMuito Mais Sarilhos Grandes

Muito Mais Sarilhos Grandes

O meu nome é Tiago Almeida, nasci no dia 31 de julho de 1989 e tenho o orgulho de ter sido registado como natural desta freguesia, Sarilhos Grandes. Cresci e estudei nesta freguesia, terminando os meus estudos superiores no Instituto Superior Técnico, para me formar como Engenheiro Civil. Atualmente, com 27 anos, trabalho na freguesia, juntamente com o meu pai e com o meu tio, na sua empresa, a qual orgulhosamente emprega diversas pessoas da terra e cria valor para esta Freguesia.

- PUB -


Sarilhos Grandes é a freguesia com maior potencial para se tornar um lugar de exceção nesta região. É banhada por um troço do rio Tejo, tem acessibilidades que nos ligam rapidamente às grandes infraestruturas rodoviárias, tem escolas primárias, tem restaurantes, vários clubes e associações. À partida tem tudo aquilo que qualquer pessoa procura numa região para viver bem. Neste momento, a freguesia de Sarilhos Grandes é, também, a “Capital da Gastronomia” do Concelho do Montijo, em virtude do empreendedorismo e vontade de alguns empresários que perceberam que esta freguesia possui todas as qualidades e características para, aqui, se construir um enorme sucesso e ícone na economia desse concelho.
Mas, infelizmente, esta realidade não se verifica. Sarilhos Grandes não é, de todo, o ponto de referência de freguesia modelo, em grande parte, devido ao abandono do poder autárquico do concelho do Montijo. Para que este “rótulo” gastronómico ficasse completo, deveriam as entidades de Freguesia e Câmara Municipal tudo fazer para criar um ambiente de bem-estar na sua envolvência, mantendo os espaços limpos e com condições para serem recebidos, todos aqueles que vêm participar nos bons repastos confecionados pelos nossos restaurantes.
Os moradores na Freguesia de Sarilhos Grandes pagam o valor do IMI igual aos residentes do resto do concelho, os quais possuem condições de habitabilidade totalmente diferentes. Na fatura mensal de consumo de água, saneamento, resíduos e de taxa de recursos hídricos, as percentagens de valores a pagar são idênticas, apesar de numa parte desta freguesia os esgotos não serem tratados e, de forma lastimável, colocados diretamente no rio tejo.
Enfim, aquela que poderia ser conhecida por ser a Freguesia Capital da Gastronomia do Concelho do Montijo, poderá voltar a ser de novo considerada a Freguesia Capital do lixo do Concelho do Montijo.
Estou cansado de ver a minha geração abandonar a freguesia e procurar nas freguesias ou até nos concelhos vizinhos melhores condições de vida. Desde que me lembro de ser gente, a nossa freguesia tem perdido valências ano após ano. É urgente assumir de vez a limpeza e higiene total da nossa freguesia e não só a meses das eleições. O nosso património está ao abandono, como são exemplo os moinhos, a “ponte dos cavalos”, os chafarizes. A sua recuperação e preservação é muito importante.
É ainda necessário devolver a zona ribeirinha às pessoas. Com o apoio da Câmara Municipal iremos reabilitar a nossa zona ribeirinha com a criação de caminhos pedonais junto ao rio, reconstrução dos moinhos de maré, reabilitação das salinas e ainda a criação de uma ponte pedonal diretamente para o Montijo. Para esse efeito será adjudicada, à cabeça, uma verba de 1.6 milhões de euros de fundos comunitários.
É desta forma que me apresento como candidato pela coligação “Muito Mais Montijo” a Presidente de Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes com o mote “Muito Mais Sarilhos”. Juntos vamos tornar a nossa freguesia num local muito melhor para se viver. Não só prometemos fazer, como prometemos manter. Lançada e Sarilhos Grandes têm um futuro bastante risonho, assim a população queira. A nossa freguesia merece muito mais.

Tiago Almeida
Candidato à presidência da Junta de Sarilhos Grandes pela coligação Muito Mais Montijo (PSD/CDS-PP)
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -