12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoFátima e as Comunidades Portuguesas

Fátima e as Comunidades Portuguesas

O fim-de-semana de 12 e 13 de maio em Portugal fica indelevelmente marcado pela visita do Papa Francisco a Fátima, um dos mais importantes santuários marianos do mundo onde o líder da Igreja Católica celebra o centenário das aparições na Cova da Iria.

- PUB -

Malgrado os diferentes pontos de vista sobre o fenómeno religioso de Fátima, consubstanciados nos acreditam que na Cova de Iria houve visões ou aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, e os que defendem que tais acontecimentos não passam de uma montagem da Igreja, o Santuário de Fátima continua a atrair crentes de todo o mundo, e a ocupar um lugar especial na mente e coração de muitos portugueses.

No conjunto alargado de portugueses que têm no Santuário de Fátima um local de excelência de peregrinação e devoção, encontram-se os emigrantes, sendo já marcante a jornada anual do Migrante a Fátima em agosto, que reúne dezenas de milhares de pessoas, e que se assume como uma comemoração de fé que ultrapassa fronteiras.

A projeção das comunidades de emigrantes portugueses no mundo levaram inclusive o Papa nas vésperas da sua visita a Fátima a pedir, durante uma audiência pública na Praça de São Pedro, às comunidades portuguesas para o acompanharem na oração nesta passagem por Portugal: “Peço a todos que se unam a mim, como peregrinos da esperança e da paz: que as vossas mãos em oração continuem a sustentar as minhas”.

- PUB -

As palavras do Papa Francisco direcionadas à emigração portuguesa expressam não só a importância dos emigrantes na construção de pontes entre povos e culturas, essência da mensagem universal da Igreja, como deslindam que a religião continua a constituir um fator estruturante de coesão e identificação das comunidades emigrantes.

Ele próprio filho de emigrantes italianos na Argentina, o Papa Francisco reconhece o fenómeno migratório como uma experiência marcante e geradora de transformações sociais em todas as regiões do mundo. Assim se entende o seu reiterado apelo a ideais como a solidariedade, a tolerância e a paz, que se entrelaçam com a Mensagem de Fátima, que continua profundamente atual e a tocar singularmente no âmago de parte significativa da população portuguesa residente no território nacional e no estrangeiro.

Comentários

Daniel Bastos
Escritor e historiador
- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -