16 Agosto 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoCumplicidade

Cumplicidade

Muito mais que próximo um jornal como o Diário da Região é cúmplice com a região e leitores. Vem isto a propósito de participar, das atitudes que mais falta fazem nestes tempos. Andamos muito afastados do que nos rodeia, demitimo-nos. Vivemos na ilusão de que o essencial (meios e recursos) – e porque não o acessório? –, está garantido. Parece-nos que é tudo seguro e confortável. Acomodámo-nos naquela conveniente ilusão para onde nos empurraram e nós deixámos.

- PUB -

Está a decorrer o Orçamento Participativo Portugal. Qualquer cidadão pode propor as ideias dos seus sonhos ou ambições, para o país, para a sua região ou terra. Às vezes até são ideias que não necessitam de muitos meios, mas como grandes ideias que são, resultam em grandes benefícios. Cada um de nós tem a oportunidade de mostrar o que vale sem custos. Podemos apresentar o número de ideias que entendermos, a sua aceitação vai depender do mérito de cada uma dessas ideias. Depois de propostas, as melhores ideias são escolhidas e postas à votação de todos os portugueses. Cada um de nós terá dois votos disponíveis e a oportunidade de votar em duas ideias, uma de âmbito nacional e outra de âmbito regional.  Será que os nossos responsáveis locais  sabem disto e estão a promover dinâmicas locais para gerar ideias ganhadoras?

Recorde-se que Portugal é inovador e pioneiro ao implementar um orçamento participativo nacional. Todos os cidadãos estão convidados e têm a possibilidade de propor as suas ideias, com aplicação nacional ou regional. Os grandes temas são a ciência, cultura, agricultura e educação – aceda a https://opp.gov.pt/ e tem toda a informação de que necessita. Tudo cabe num destes quatro grandes temas, basta ser inovador e pragmático.

Participar é um dever, todos têm agora uma excelente oportunidade de melhorar a sua terra. Como sempre, a região pode certamente contar com este seu jornal para valorizar e divulgar boas ideias. Aproveitemos este bom desafio.

Comentários

Carlos Cupeto
Universidade de Évora
- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Discussão entre dono de restaurante e cliente termina com perseguição e tiros

Em causa está uma discussão entre o proprietário do restaurante e um cliente, que terá insultado a sua companheira.
- PUB -