29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoCumplicidade

Cumplicidade

Muito mais que próximo um jornal como o Diário da Região é cúmplice com a região e leitores. Vem isto a propósito de participar, das atitudes que mais falta fazem nestes tempos. Andamos muito afastados do que nos rodeia, demitimo-nos. Vivemos na ilusão de que o essencial (meios e recursos) – e porque não o acessório? –, está garantido. Parece-nos que é tudo seguro e confortável. Acomodámo-nos naquela conveniente ilusão para onde nos empurraram e nós deixámos.

- PUB -

Está a decorrer o Orçamento Participativo Portugal. Qualquer cidadão pode propor as ideias dos seus sonhos ou ambições, para o país, para a sua região ou terra. Às vezes até são ideias que não necessitam de muitos meios, mas como grandes ideias que são, resultam em grandes benefícios. Cada um de nós tem a oportunidade de mostrar o que vale sem custos. Podemos apresentar o número de ideias que entendermos, a sua aceitação vai depender do mérito de cada uma dessas ideias. Depois de propostas, as melhores ideias são escolhidas e postas à votação de todos os portugueses. Cada um de nós terá dois votos disponíveis e a oportunidade de votar em duas ideias, uma de âmbito nacional e outra de âmbito regional.  Será que os nossos responsáveis locais  sabem disto e estão a promover dinâmicas locais para gerar ideias ganhadoras?

Recorde-se que Portugal é inovador e pioneiro ao implementar um orçamento participativo nacional. Todos os cidadãos estão convidados e têm a possibilidade de propor as suas ideias, com aplicação nacional ou regional. Os grandes temas são a ciência, cultura, agricultura e educação – aceda a https://opp.gov.pt/ e tem toda a informação de que necessita. Tudo cabe num destes quatro grandes temas, basta ser inovador e pragmático.

Participar é um dever, todos têm agora uma excelente oportunidade de melhorar a sua terra. Como sempre, a região pode certamente contar com este seu jornal para valorizar e divulgar boas ideias. Aproveitemos este bom desafio.

Carlos Cupeto
Universidade de Évora
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -