26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoFelicidade onde nasci

Felicidade onde nasci

É com gratidão, responsabilidade e expetativa que inicio esta colaboração periódica com o DIÁRIO DA REGIÃO.

- PUB -

Faço-o porque me identifico com os valores e matriz do jornal, essencialmente na sua dimensão local. É aqui, no local, que existem os recursos que todos conhecemos; solo, água, território e, sobretudo, pessoas. É no local que vivem pessoas.

No início de mais um ano, tempo de balanços e prospetivas, a questão é, como ser feliz em 2017 na terra onde vivemos?

Andamos nas ruas, entramos num café, atendemos um telefonema e batemos na verdadeira crise – a crise dos cinzentos que somos, a grande massa de povo que se deixa (des)governar. Todos aqueles que conhecem todos os seus direitos, que esperam que as condições para serem felizes lhes sejam oferecidas por alguém. É altura de tomarmos a decisão de governar o nosso barco. O “serei feliz quando…” não existe! É a desculpa perfeita para sermos, cada dia, mais infelizes. Deixar de esperar que sucedam algumas coisas para sermos mais felizes é o primeiro passo para o sermos.

- PUB -

É na terra onde nascemos, onde vivemos, que podemos ser mais felizes. Tudo aponta para o local, o up local, é o caminho para a sustentabilidade duradoura aos mais variados níveis, designadamente o pessoal.

Vivemos num país que tem tudo para sermos felizes.

As nossas terras, cidades, vilas e aldeias, são magníficas. Temos todos os recursos necessários para vivermos bem, temos um património imaterial único. Na verdade, a escolha depende de cada um de nós. Chega da farra deliberada de deixar tudo igual e ficar à espera que algo mude para melhor!

- PUB -

É fundamental aperfeiçoar o conhecimento, melhorar os padrões gerais de cultura (processo educativo) e estabelecer redes de difusão de saber útil. Temos de voltar a saber que a castanha da Índia controla eficazmente o colesterol; que em poucas semanas a tensão arterial baixa consideravelmente com as sementes de linhaça moídas. É inteligente voltar a construir casas de adobe (terra), quentes de inverno e frescas no verão, saudáveis e que duram 300 ou 400 anos. Sabemos trabalhar a terra nas condições biofísicas que temos. A nossa floresta tem um potencial único. No que respeita a infraestruturas, temos do melhor que há no mundo. Todos os dias os estrangeiros que escolhem o nosso país para viver o testemunham. Dizem-nos que na cultura vivemos momentos únicos. O que nos falta? Bons governantes? Então e a nossa parte, está assegurada? De onde aparecem esses homens e mulheres que nos vão governar bem e levar ao sucesso? Ainda acredita em passos de magia?

Carlos Cupeto
Universidade de Évora
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -