23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Vanguard Properties investe  em esculturas para complexo turístico em Grândola

Vanguard Properties investe  em esculturas para complexo turístico em Grândola

Vanguard Properties investe  em esculturas para complexo turístico em Grândola

Promotor quer transformar a vila de Muda, no litoral alentejano, em algo exclusivamente artístico

A Vanguard Properties paralelamente ao investimento imobiliário que vem a desenvolver no concelho de Grândola, continua muita atenta ao sector social da região. Agora avança com uma iniciativa, em parceria com a Câmara Municipal de Grândola e o conceituado artista VHILS. Na passada segunda-feira foi assinado um memorando de entendimento para a concepção e desenvolvimento de quatro obras artísticas destinadas às áreas públicas do projecto imobiliário Muda Reserve, que serão ulteriormente doadas à autarquia. O acordo foi formalizado numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, Alexandre Farto “aka” VHILS e o CEO da Vanguard Properties, José Cardoso Botelho.

Em relação às obras, três são esculturas, designadas pelo artista como dioramas, que acompanham a topografia do terreno e estão inclinadas para o observador, proporcionando uma melhor leitura das mesmas. Como é uma constante do corpus artístico de VHILS, estas figuras representam a pessoa anónima. Composições trabalhadas pelo artista, emergem da duna solidificando-se para sempre, representado ninguém, mas, simultaneamente, todos ao mesmo tempo. Já para a área adjacente à capela da Muda Reserve, a intervenção proposta envolve a criação de uma grande peça escultórica que se desenvolve por uma área de 800 m2, permitindo uma experiência ao nível do solo que as pessoas poderão vivenciar de forma directa, mas que no conjunto só será visível de uma perspetiva aérea.

- PUB -

Esta área pública abrigará estabelecimentos comerciais, equipamentos lúdicos e desportivos para a comunidade local, bem como a capela anteriormente mencionada e que será projectada pelo reputado arquitecto burquinês Francis Keré, vencedor prémio Pritzker em 2022.

Nas palavras de José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties: “este é um passo muito importante para tornar realidade a visão da Vanguard Properties, criando valor para as pessoas e para a região de Grândola. Sempre quisemos que nossos empreendimentos estimulassem o desenvolvimento regional, atraindo investimentos e pessoas, melhorando a qualidade de vida da população local. Isto significa criar infraestruturas complementares, como lojas, serviços, capela e espaços recreativos e desportivos, bem como grandes áreas verdes. O elemento artístico é fundamental, pois beneficia toda a região, deixando um legado que perdurará para as gerações futuras. Hoje, estamos a dar um passo mais perto daquilo que queremos que a região de Grândola seja no futuro”

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -