23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Unidade Santiago de Palmela recertificada com nível ‘bom’

Unidade Santiago de Palmela recertificada com nível ‘bom’

Unidade Santiago de Palmela recertificada com nível ‘bom’

É única unidade operacional dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) a apresentar a distinção.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Santiago de Palmela conseguiu a recertificação de nível “bom”, atribuída pelo Departamento da Qualidade da Direcção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). E é a única unidade operacional dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) a apresentar esta distinção.

O desafio para a acreditação da USF Santiago de Palmela foi “lançado em 2016”, com vista a “impulsionar a melhoria contínua da qualidade e aproximar a unidade dos padrões de excelência organizacional”, lembra Sara André, que coordenou o processo, então como directora clínica naquela unidade, citada num comunicado da ULSA.

- PUB -

De acordo com a responsável, foi feito um investimento “na capacitação, na centralização das actividades em torno do utente, na valorização da comunicação eficaz e no fortalecimento do trabalho em equipa”.

Sara André, que já não integra a equipa da USF Santiago de Palmela, admite que possa não estar ainda concluída “a mudança cultural inicialmente desejada ou a integração plena de princípios de melhoria contínua da qualidade”, mas está certa de que foram “adquiridas competências que se irão reflectir na melhoria dos cuidados prestados na unidade”. E, ao mesmo tempo, considera que a USF Santiago de Palmela deve agora apostar “na certificação nível ‘óptimo” como um próximo desafio”.

A finalizar, a responsável revela ser também “uma aspiração a replicação da certificação de nível ‘bom’ por outras unidades funcionais da ULSA”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -