Projecto vai ser avaliado pela Universidade Católica Portuguesa. Envolvidas vão estar 350 crianças, acompanhadas por um total de 27 professores
O projecto “Superpowers Portugal”, que pretende capacitar professores do pré-escolar e do 1.º ciclo para o desenvolvimento de competências digitais e socio-emocionais em crianças dos 4 aos 8 anos, vai ser implementado na Escola Vasco da Gama de Sines.
Com o objectivo de “preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades de um mundo digital em constante transformação” a iniciativa é promovida pela Power of Zero, em parceria com a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e tem o apoio da Start Campus.
Envolvidas vão estar 350 crianças, acompanhadas por um total de 27 professores, em que se pretende que desenvolvam capacidades como empatia, pensamento crítico, resiliência e segurança online através de sessões prácticas e dinâmicas, nas quais os docentes podem “explorar novas ferramentas para fortalecer a educação digital e emocional”, como explica a nota de Imprensa da Câmara Municipal de Sines.
O projecto vai ser avaliado pela Universidade Católica Portuguesa, que tem o trabalho de perceber o impacto da iniciativa no desenvolvimento dos mais pequenos.
Na cerimónia de lançamento dos “Superpowers Portugal” esteve o vereador com o pelouro da Educação, Fernando Ramos, que admitiu que o município está preparado para assumir o desafio que é ainda um projecto-piloto.
“A Câmara Municipal de Sines está preparada para o desenvolvimento. Temos pessoas capacitadas para estarmos à altura dos acontecimentos e agradecemos à APAN e à Start Campus por terem escolhido Sines como piloto. Que esta iniciativa seja uma inspiração para o País”.