Expansão do Terminal XXI vai permite melhores ligações aos principais mercados mundiais
As obras de expansão do Porto de Sines que permitirão duplicar a capacidade instalada de carga contentorizada, arrancam após a consignação do prolongamento do Molhe Leste à Conduril – Engenharia S.A.
A empreitada, que corresponde um investimento de cerca de 72 milhões de euros, prevê a extensão do molhe em 750 metros, o que permitirá reforçar a protecção da zona leste do porto de Sines, “designadamente, no que respeita à próxima fase de expansão do Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, sob a responsabilidade da concessionária PSA Sines”, segundo avança em comunicado a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
Com data de conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2023, o prolongamento desta infraestrutura de protecção permite criar as condições ideais para a recepção, em simultâneo, de quatro dos maiores porta-contentores em operação no mundo, “com 400 metros de comprimento fora-a-fora”.
Concluída esta fase de expansão, o Terminal XXI duplica a capacidade instalada para 4,1 milhões de TEU (1 TEU = 1 contentor de 20 pés), o que permite projectar a sua posição internacional, com melhores ligações aos principais mercados mundiais.
De lembrar que o aditamento ao contrato de concessão para adjudicação da expansão do Terminal XXI foi assinado no passado 12 de Outubro, traduzindo-se num investimento privado, por parte da concessionária, que no seu todo representa 661 milhões de euros.