28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSinesTerminal de contentores do Porto de Sines com seis pórticos de parque...

Terminal de contentores do Porto de Sines com seis pórticos de parque automatizados

Novo equipamento, explica a empresa PSA Sines, “deverá aumentar a produtividade e melhorar a segurança no parque”

 

- PUB -

Seis novos pórticos de parque totalmente automatizados chegaram esta quinta-feira ao terminal de contentores do Porto de Sines, no âmbito do projecto de expansão desta infra-estrutura, que engloba um investimento total de 412 milhões de euros.

Em comunicado enviado esta quinta-feira à agência Lusa, a empresa PSA Sines, concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines, revelou que as seis gruas Automated Rubber Tired Gantry Cranes (aRTG) vão ser “submetidas a testes e comissionamento nas próximas semanas”, devendo estar “prontas para operações ao vivo no final do segundo trimestre” deste ano.

“Estas gruas serão adicionadas às 29 gruas de parque existentes, permitindo à PSA Sines alavancar as suas operações”, destacou a empresa.

- PUB -

O novo equipamento, frisou, “deverá aumentar a produtividade e melhorar a segurança no parque, ao mesmo tempo que ajuda o terminal a atingir os seus objectivos ambiciosos de sustentabilidade”.

As novas gruas de parque, que servem para movimentar carga entre o cais e o parque de contentores e, daí, para meios de transporte, constituem a “primeira etapa do projecto de expansão da Fase III” do Terminal XXI, assinalou o operador.

“As novas aRTGs, juntamente com os dois pórticos de cais recentemente adicionados e a aquisição de 12 novos camiões com atrelado, fazem parte do projecto de expansão da Fase III da PSA Sines, no valor de 412 milhões de euros”, disse.

- PUB -

De acordo com a empresa, quando esta expansão estiver concluída, “em 2030, o terminal poderá quase duplicar a sua capacidade de movimentação anual de 2,7 milhões de TEU [unidade equivalente a 20 pés] para 4,2 milhões de TEU, reforçando assim a sua posição como um dos principais portos da Europa do Sul”.

“Desde o início das obras do terminal, em 2000, a PSA Sines investiu até à data mais de 370 milhões de euros na modernização das suas instalações”, acrescentou a concessionária.

Com as gruas aRTGs, que implicam uma “mudança de diesel para eléctrico”, a PSA Sines sublinhou que vai reforçar a sua posição “como um dos principais portos da Península Ibérica”.

“Estas gruas de última geração representam uma melhoria significativa nas operações do nosso terminal, combinando tecnologia de automação de ponta à medida que avançamos em direcção às nossas ambições de sustentabilidade”, argumentou o director de Engenharia da PSA Sines, Ricardo Sobral, citado no comunicado.

A empresa, continuou, “irá progressivamente incorporar equipamentos totalmente automatizados e operados remotamente que são alimentados por electricidade para reduzir ainda mais” as suas emissões de carbono”.

O objectivo da PSA Sines passa por “reduzir as emissões de carbono para metade até 2030 e ser completamente neutra em carbono até 2050”, pode ler-se no comunicado.

Assumindo-se como o maior empregador do Litoral Alentejano, com uma força de trabalho que engloba 1.200 funcionários, a PSA Sines é detida pela PSA International (PSA), operador portuário líder a nível mundial.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -