26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesFábrica de baterias para veículos eléctricos poderá ser em Sines

Fábrica de baterias para veículos eléctricos poderá ser em Sines

Garantia foi dada por Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal

 

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal de Sines disse hoje que a fábrica de baterias para automóveis eléctricos que a China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB) pretende criar em Portugal poderá vir a instalar-se no concelho de Sines, Setúbal.

“Sines é uma das localizações privilegiadas pela CALB, uma vez que temos aqui todas as condições, mas é apenas a primeira intenção”, afirmou o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, em declarações à agência Lusa.

Assinalando a concorrência que existe para a captação deste tipo de projectos, o autarca considerou que “será uma boa notícia” para Sines, caso o projecto se concretize, pois trata-se de “um investimento significativo”, sem precisar valores.

- PUB -

“Além dos investimentos portuários na área dos cabos submarinos, da petroquímica, da química, temos outras áreas”, como “a construção de uma fábrica de baterias que poderá ser muito útil no futuro para Portugal”, frisou.

Num comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, a CALB revelou que assinou, na quarta-feira, um memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O acordo com a aicep Global Parques prevê a aquisição de “direitos de superfície, com o objectivo de montar uma fábrica de ponta mundial, altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono”, disse a empresa.

- PUB -

A CALB “não assinou ainda um acordo legalmente vinculativo”, pelo que “a cooperação contemplada no memorando de entendimento pode ou não avançar”.

Nas declarações à Lusa, o presidente da câmara revelou que “a fábrica ocupará uma área de cerca de 100 hectares”, mas, como a aicep Global Parques “não tem esses hectares disponíveis”, está a ser feito “um trabalho paralelo” para garantir a instalação desta unidade na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

“Daí estar-se a trabalhar já há alguns meses no sentido de disponibilizar terrenos que estavam a ser geridos por outras entidades dentro do Plano de Urbanização da ZILS, que permitisse essa instalação”, explicou.

Segundo o autarca, o Governo português, a Câmara Municipal de Sines e a aicep Global Parques estão a “fazer um trabalho paralelo” para “passar esses terrenos o mais rapidamente possível para a gestão da aicep Global Parques”.

“A partir do momento em que os terrenos possam passar para a gestão da aicep Global Parques, haverá condições para desenvolver o projecto e assinar os acordos definitivos”, observou.

Para Nuno Mascarenhas, a instalação desta fábrica em Sines será positiva “não apenas a nível de exportação”, mas também porque poderá vir a garantir o fornecimento de baterias de lítio à Autoeuropa, em Palmela.

“Não nos podemos esquecer que temos uma fábrica de automóveis em Portugal, a Autoeuropa, e quem sabe se um dia essas baterias não possam vir a ser usadas nesses mesmos carros” que aí são construídos, sublinhou.

Questionado sobre o montante do investimento e dos postos de trabalho que poderão vir a ser criados, o autarca optou por não avançar, para já, com essa informação, remetendo para a empresa esse anúncio quando “o contrato definitivo estiver assinado”.

A empresa referiu ainda que a eventual instalação de uma fábrica em Portugal seria parte de uma estratégia para criar “bases industriais na Europa”.

Em Dezembro de 2021, a CALB anunciou a assinatura de um acordo com a consultora alemã Drees & Sommer para planear a primeira fábrica na Europa, que poderia produzir, por ano, baterias com uma capacidade total de 20 Gwh.

Segundo a China Automotive Power Battery Industry Innovation Alliance, uma associação industrial, a CALB foi em 2021 a terceira maior fabricante chinesa de baterias para automóveis eléctricos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -