23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
SIMBA lança primeira pedra da nova sede após quase quinze anos em contentores

SIMBA lança primeira pedra da nova sede após quase quinze anos em contentores

SIMBA lança primeira pedra da nova sede após quase quinze anos em contentores

Obra já começou com criação de fundações. Município garante ajuda financeira e apoios de “outro tipo”

 

Depois de ter sede em contentores durante catorze anos, a Sociedade de Instrução Musical de Brejos de Clérigos de Azeitão (SIMBA) vai lançar a primeira pedra para a construção da nova sede, embora o processo relativo à empreitada já tenha “muito tempo”. Autarquia setubalense garantiu apoio financeiro, mostrando também disponibilidade para ajudar em algo que não seja do âmbito monetário.

- PUB -

Num jantar de angariação de fundos para a construção deste novo espaço, que contou com actuações dos fadistas Conceição Martins, Milu Silva e António Sousa, acompanhados na guitarra portuguesa por Rui Santos e na viola por Rui Correia, a presidente da colectividade, Maria de Jesus Henriques, contou que a obra já começou, com os trabalhos no terreno para criar as fundações. A líder da associação frisou que a SIMBA tem “um grande grupo de pessoas” que a “apoia imenso” e ajuda a direcção a “levar para a frente” a associação cultural.

A dirigente referiu os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão, além de empresários que vão contribuir com “trabalho de construção ou materiais”, fazendo questão de relembrar que a SIMBA está “a precisar de ajuda”, pedindo aos presentes para “espalharem a palavra”.

“Que nos dêem o que puderem, nós não pedimos o impossível”, disse, recordando que a colectividade está naquele terreno há 14 anos, após ali ter chegado “sem nada” e de, “pouco a pouco”, ter construído “uma estrutura provisória”. Este espaço, baseado em três contentores, foi considerado como inutilizável pela Protecção Civil.

- PUB -

“Imaginem as voltas que tivemos de dar para nos mantermos aqui este tempo todo. Nós pagamos muito IMI. Houve anos em que pagámos cinco mil euros, imaginem quanto é que nós tivemos de trabalhar todos para conseguir esse dinheiro. Mesmo assim, temos algum dinheiro, porque temos trabalhado muito. Nós temos coragem, mas precisamos da ajuda de todos, porque sozinhos não conseguimos”, rematou.

Autarquia disponível para ajudar de qualquer forma

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, esteve neste evento e destacou a importância de “concretizar os sonhos”, e reconheceu que o processo relativo à construção da nova sede da SIMBA “já tem muito tempo”, tendo garantido que no dia 13 vai ser lançada a primeira pedra.

- PUB -

“É muito importante sonharmos e depois concretizarmos”, disse a autarca, acentuando a “persistência” dos dirigentes da SIMBA e considerando “muito importante” a cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova sede. “É um momento que nos deve orgulhar, porque finalmente as coisas estão a acontecer.”

Carla Guerreiro desejou “muita sorte para a obra” e recordou que a Câmara Municipal vai contribuir com um apoio financeiro com o qual o presidente André Martins “se comprometeu”, declarando a disponibilidade do município setubalense para avaliar a eventualidade de, “na medida das suas possibilidades”, prestar mais apoios de outro tipo.

“Estamos sempre disponíveis para podermos avaliar e para podermos dar um apoio, que às vezes até pode nem ser financeiro. Alguma coisa que vocês precisem e que vejam que a Câmara possa ajudar, falem connosco que nós também estamos disponíveis”, frisou.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -