19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Utentes da UNISETI vão desfrutar de horta pedagógica e lucros vão ter destino solidário

Utentes da UNISETI vão desfrutar de horta pedagógica e lucros vão ter destino solidário

Utentes da UNISETI vão desfrutar de horta pedagógica e lucros vão ter destino solidário

Arlindo Mota adianta para Dezembro uma nova actividade para os alunos. Espectáculo comemora 20 anos de instituição

 

Os utentes da Universidade Setubalense da Terceira Idade (UNISETI) vão, em breve, poder usufruir de uma horta pedagógica e sustentável que vai nascer no espaço localizado no Parque do Bonfim.

- PUB -

A novidade foi anunciada por Arlindo Mota, presidente da UNISETI, que disse a O SETUBALENSE que a instituição tinha concorrido à II edição do Prémio CCEP Avançamos Setúbal, e que, mesmo não tendo garantido o primeiro lugar, o projecto tem pernas para andar. “Decidimos avançar, e portanto, em Dezembro a horta vai passar a ser uma das iniciativas do 20.º aniversário da UNISETI”.

Assente no tema da sustentabilidade, a nova actividade vai permitir que o terreno, afecto ao espaço do estabelecimento de ensino, acolha plantações de “tomate cereja, alfa-
ces, couves brócolos, nabos, cenouras e ervas aromáticas”.

O resultado da horta tem ainda outra componente, que se traduz na resposta à pobreza e à fome, um dos Objectivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. Assim, e segundo o documento da candidatura “o produto da venda dos alimentos ecológicos, frescos e orgânicos será destinado a mitigar a fome dos cidadãos mais desfavorecidos da cidade”.
“Já temos os coordenadores que são os alunos Mário Jacinto e Virgínia Santos”, explica ainda o presidente.

- PUB -

A acção complementa a já assumida missão da instituição em ser parte activa na solidariedade com os sem-abrigo da cidade, somando iniciativas como a angariação de fundos a nível interno – que são depois traduzidos na aquisição de bens para estas pessoas – e os já tradicionais jantares de Natal, que juntam a comunidade sénior com os moradores de rua.

“Consideramo-nos uma instituição da cidadania”, justifica.

No rescaldo dos 20 anos ao serviço da população mais velha Arlindo Mota destaca a “passagem para as novas instalações, o aumento dos alunos, um maior número de disciplinas” como um sinal de “evolução permanente” da instituição.

- PUB -

Exemplo disso são as unidades curriculares que já este ano começaram a integrar o painel de actividades teóricas, como Oceanografia ou Os Direitos Humanos e a Justiça nos curtos-circuitos da vida. Ao nível das disciplinas práticas conta-se o Macramê e a Yoga como novas modalidades de aprendizagem.

UNISETI comemora duas décadas com programação vasta

A UNISETI comemora hoje 20 anos ao serviço da população mais velha e ao longo do ano estão planeadas várias actividades, com e para os alunos, que vão mostrar o trabalho ao longo de duas décadas.

Já hoje, no Fórum Municipal Luísa Todi pelas 20h30, realiza-se um espectáculo dos utentes em conjunto com outros grupos artísticos do concelho. Assim, juntam-se à UNISETI o Conservatório Regional de Setúbal, com a orquestra de violinos “O Peganinus”, o Coral Infantil de Setúbal, com o Grupo Coral TuttiEncantus e o Coral Luísa Todi.

Há ainda momentos musicais a cargo do Grupo de Cordas e Cantares e Melodias do Nosso Tempo, e ainda, o Grupo de Cante Alentejano, constituído por utentes do espaço. Paulo Simões, vai protagonizar música lírica. Outros momentos esperados, são os teatros “A multa camarária” e “O hortelão e a quinteira” (cenas da peça “Calafate”).

À data da conversa com Arlindo Mota a mostra artística já tinha vendido mais de 500 bilhetes, número que anima o responsável.

Outras programações pensadas passam pelo retomar das “Segundas conferências do Sapal”, já na próxi- ma quinta-feira, e uma segunda de- monstração do espectáculo de hoje no Salão Nobre do edifício da Câmara Municipal de Setúbal.

Para usufruto dos alunos está pensada, ainda para este ano lectivo, uma volta turística, cultural e política que vai ter passagens por Sevilha e Olivença, em Espanha.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -