No próximo sábado todos os hospitais da Península de Setúbal têm este serviço encerrado
Continua a existir défice de médicos nas escalas de urgências hospitalares, algo que obriga os utentes a procurar outros hospitais em caso de necessidade. Esta semana será complicada para as grávidas da região, sendo que apenas o Hospital de Nossa Senhora do Rosário terá o funcionamento garantido na urgência de Obstetrícia e Ginecologia até sexta-feira. O próximo dia 31 de Agosto será o pior para a Península de Setúbal, sendo que de acordo com as informações mais recentes divulgadas pelo Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), todas as urgências de obstetrícia da região estão fechadas.
Ao longo desta semana, a cidade de Setúbal será uma das mais afectadas, sendo que, segundo o Portal do SNS, actualizado diariamente, a urgência de Obstetrícia e Ginecologia de Setúbal está encerrada até às 24h00 de quinta-feira, reabrindo apenas na sexta-feira, dia 30 de Agosto, sendo que volta a fechar no dia seguinte, dia 31.
Quanto ao Hospital de Nossa Senhora do Rosário, vai fechar no próximo sábado a urgência de Obstetrícia e Ginecologia e a Urgência de Pediatria, estando estas aberta durante toda a semana.
A urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia da Horta vai permanecer referenciada pelo CODU/INEM ao longo de toda a semana, encerrando também no sábado.
Durante a semana, Abrantes e Portimão também serão cidades afectadas pelo fecho de urgências. Segundo o Portal do SNS, em Abrantes, a UGO reabre na quinta-feira, enquanto em Portimão a urgência de Obstetrícia vai continuar encerrada pelo menos até sábado. Na região Oeste, a UGO das Caldas da Rainha encerra dois dias, hoje e sexta-feira.
Há ainda várias unidades que só aceitam utentes encaminhados pelo CODU/INEM e/ou SNS24.