Arlindo Mota realça novo espaço no Bonfim permitiu começar a pôr em definitivo o que antes “não era possível”
A UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal está a celebrar o 21.º aniversário, num ano onde se deu “continuidade a uma mudança estrutural” que já vinha sendo efectuada há vários anos. A garantia é dada por Arlindo Mota, presidente desta instituição, que realça que ao longo deste último ano pode-se começar a pôr em definitivo aquilo que anteriormente “não era possível”, uma vez que a universidade tem “num único espaço todas as valências”.
Em declarações a O SETUBALENSE, Arlindo Mota sublinha que o “grande passo” que foi dado desde a celebração do 20.º aniversário, no ano passado, foram as novas instalações, que considera serem “das melhores que existem” a nível nacional. “Temos de agradecer à Câmara Municipal de Setúbal e a nós próprios, que tivemos a gestão e ideias para poder estar a trabalhar nessas condições”, atirou.
“Se nos quiséssemos focar num único ponto, a recuperação do espaço no Parque do Bonfim foi a principal evolução da universidade. Agora proporcionamos aos setubalenses grandes instalações, para terem um envelhecimento activo estudando, e ao mesmo tempo mostrar as suas características nas diversas áreas que nós oferecemos”, afirmou o director da instituição.
Para o futuro breve, Arlindo Mota explica que estão de regresso as conferências, que tinham sido paradas na altura da pandemia. “Estas conferências baseiam-se na realização de palestras nos diversos espaços da cidade ao longo do ano”, afirmou, explicando que a primeira vai ter lugar no próximo dia 22 de Novembro, com o professor Viriato Soromenho Marques, com uma reflexão sobre as condições de sobrevivência da actual situação geopolítica, no Ocidente e o Oriente, que será no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal.
Este organismo destina-se a “promover” o ensino não formal destinado a pessoas seniores, sendo que em média regista uma frequência de cerca de 400 alunos e a colaboração de aproximadamente 60 professores, todos em regime de voluntariado.
Para Arlindo Mota, esta instituição, mais do que uma “escola de saberes, de que se orgulha muito pela qualidade”, constitui também um “lugar privilegiado” de relacionamento, onde “se partilham experiências e expectativas, onde se criam verdadeiros amigos e se desenvolvem os afectos”.
Festa marcada para amanhã no Cinema Charlot
A celebrar o seu 21.º aniversário ao longo desta semana, de 3 a 8 de Novembro, está prevista a realização, entre outros qualificados eventos, do espectáculo alusivo a essa efeméride. Marcado para esta sexta-feira, no Cinema Charlot, pelas 15 horas, este evento conta, além dos artistas da universidade, com a colaboração de alguns dos parceiros de cidadania da instituição, como o Coral da Associação de Socorros Mútuos e o talento de consagrados artistas setubalenses.