9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
União de Freguesias com roteiro de árvores e oficinas de poluição marinha em dias especiais

União de Freguesias com roteiro de árvores e oficinas de poluição marinha em dias especiais

União de Freguesias com roteiro de árvores e oficinas de poluição marinha em dias especiais

Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Água comemoram-se esta semana com algumas actividades

 

O Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água celebram-se, respectivamente, na quinta e na sexta-feira e, para sensibilizar a população setubalense para a importância destas duas relevantes matérias ambientais, a União das Freguesias de Setúbal está a promover uma série de iniciativas.

Os mais pequenos são o foco de grande parte das actividades, nomeadamente com as oficinas “Bolas de sementes” e “A minha árvore de estimação”, que nos próximos dias vão percorrer vários estabelecimentos de ensino da freguesia no intuito de envolver os mais jovens nas aprendizagens e práticas ambientais. Paralelamente, a oficina “Vamos parar a poluição marinha – plásticos fora dos mares e dos rios!”, no âmbito do dia da água, pretende “de forma lúdica e acessível”, “dar a conhecer aos alunos o caminho que percorre um pedaço de plástico abandonado, desde o momento em que não é colocado no sítio certo, até entrar, sob a forma de micro-plásticos, na cadeia alimentar e chegar aos nossos pratos”, lê-se em comunicado enviado à nossa redacção.

Ainda na temática das florestas, a freguesia diz estar comprometida em renovar o Roteiro das Árvores de Interesse Público, plano que sensibiliza para a importância do ecossistema “em contexto urbano” e “na qualidade de vida das pessoas”. Este projecto, que abrange toda a população, convida a “conhecer as árvores classificadas do território da freguesia” desafiando para passeios onde se pode conhecer melhor cada uma das espécies, inclusivamente características como “representatividade, raridade, porte, idade, historial, significado cultural ou enquadramento paisagístico”.

Paula Morgado, engenheira florestal, vai ser responsável por uma caminhada que vai dar a conhecer este mesmo roteiro. A actividade, que se realiza na manhã do próximo dia 30 de Março – entre as 10 e as 12 horas –, é parte de um plano que vai culminar com a materialização do roteiro em “suporte em papel disponível nos diversos pontos de acolhimento ao público da Freguesia ou através do guia virtual presente no site da União das Freguesias de Setúbal”, além da sinalização de cada uma das árvores.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -