“Elevado investimento garante melhores condições para a comunidade escolar”, afirma autarquia
A União das Freguesias de Setúbal concretizou centenas de requalificações nas escolas básicas e jardins-de-infância do seu território. Um “elevado investimento”, realizado entre 2019 e 2020, com valor superior a 162 mil euros, garante a autarquia.
Estas intervenções resultam dos Acordos de Execução com a Câmara Municipal de Setúbal, “no âmbito da descentralização de competências, bem como de investimento do orçamento da União das Freguesias de Setúbal” e tiveram como grande objectivo melhorar a “eficiência energética” através da instalação de novos sistemas de iluminação LED, assim como o desenvolvimento de mais actividades diárias através de novos equipamentos.
A Escola Básica n.º 12 das Amoreiras recebeu o maior investimento, com acções de melhoria no valor de 39 054,00 euros. Estas reparações integram um sistema de iluminação LED, melhorias nas instalações sanitárias, colocação de portas de alumínio e remoção de corticite das salas de aula. Também o muro exterior foi pintado, assim como os portões da escola. Já o Jardim-de-Infância das Amoreiras recebeu um novo piso em pavet na sua zona circundante, bem como pequenas reparações.
A Escola Básica e Jardim-de-Infância de São Gabriel foi alvo de reparações no valor de 25 620,00 euros, também integrando o conjunto de espaços escolares que receberam novos sistemas de iluminação LED. Nesta escola foram ainda instalados novos estores, colocada uma rede contra a intrusão de pombos e realizadas reparações no muro interior, no piso do logradouro e no portão exterior.
A nova iluminação da Escola Básica e Jardim-de-infância dos Arcos, pintura do portão, reparações e acções de manutenção, representam mais 19 800,00 euros investidos pela União das Freguesias de Setúbal.
Quanto à Escola Básica n.º 9 do Casal das Figueiras recebeu um investimento superior a 19 400,00 euros, aplicado principalmente na renovação do piso do polidesportivo, pintura e reparação dos muros envolventes, pintura de balizadas e a colocação de novas redes.
Na Escola Básica n.º 3, localizada no Bairro do Montalvão, foi instalado um novo sistema de iluminação LED, sendo também realizado o alargamento de uma sala de apoio e melhorias na sala de professores. Esta escola recebeu ainda uma nova rede contra a intrusão de pombos. Requalificações que representam um investimento de cerca de 19 100,00 euros.
Ainda na zona do Montalvão, a Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância (Laranjeiras) foi realizada a pintura da parede exterior e a remoção de grades exteriores das janelas, assim como a reparação e limpeza do espaço envolvente, a melhoria de uma instalação sanitária e a adaptação de uma casa-de-banho a armazém de produtos de limpeza. Acções no valor de 6 393,00 euros.
A Escola Básica n.º 2 de Santa Maria da Graça recebeu intervenções no valor de 19 095,00 euros, entre as quais se destaca o novo sistema de iluminação. Outras intervenções foram realizadas na parede exterior e interior do refeitório, no sistema de protecção de águas pluviais e pintura dos portões da escola.
Já a Escola Básica n.º 1 do Viso recebeu também nova iluminação LED e trabalhos de reparação e manutenção.