Turismo em Setúbal cresceu 9% e ficou acima da média da península e da Grande Lisboa

Turismo em Setúbal cresceu 9% e ficou acima da média da península e da Grande Lisboa

Turismo em Setúbal cresceu 9% e ficou acima da média da península e da Grande Lisboa

Número de dormidas no concelho, em 2024, também teve um crescimento de 4%. Autarquia quer apostar no desenvolvimento sustentável do turismo

O turismo na cidade de Setúbal cresceu, em 2024, em 9% estando acima das médias da Península de Setúbal e da Grande Lisboa que, respectivamente, tiveram aumentos de 7 e 5%. Já no número de dormidas o município também soma um saldo positivo com o aumento em 4% face ao período homólogo de 2023.

- PUB -

“Estes números crescentes são fruto do esforço da Câmara Municipal na qualificação e promoção de Setúbal dentro e fora de Portugal, mas também, e essencialmente, de muito trabalho dos nossos agentes locais, que vão desde as agências de viagens, de animação turística, passando pelos operadores marítimo-turísticos, e pelo setor da hotelaria, muito bem representado neste seminário”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na abertura no XIII Seminário de Turismo Lima de Freitas, que decorreu na semana passada.

Optimista, o autarca, depois de apresentar os dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística, salientou que ainda há muito a fazer para tornar a cidade “melhor, mais reconhecida, uma referência a nível nacional e internacional” para “continuar a dinamizar o desenvolvimento económico” da região. No entanto, explicou que a intenção não é criar um “turismo massificado mas sim um turismo de qualidade e com uma identidade muito própria, em que se saiba dar a conhecer que preserve o nosso vasto património, com recursos e valores naturais excepcionais de relevância internacional”. 

No seminário, orientado para os alunos de turismo das escolas do concelho e organizado pelo curso profissional de Técnico de Alojamento Hoteleiro daquela escola, André Martins elogiou a iniciativa do coordenador de curso, Fernando Machado, de se estudar a criação de um conselho municipal de turismo e elogiou a formação dos jovens que os permite “atingir cargos muito importantes e de referência na sociedade portuguesa e até lá fora”.

- PUB -

“Estão todos de parabéns, aqueles que fizeram a opção por frequentar este curso, os professores que têm a missão de vos encaminhar na vossa formação e todos os que colaboram para que sejam atingidas as melhores condições para a vossa formação”.

Já o coordenador do curso lembrou que este já existe há quase 30 anos, tendo o primeiro ano lectivo começado em 2006, e que desde aí já foram formados mais de 300 alunos e recordando que alguns destes trabalham no sector em Portugal e no estrangeiro.

Aproveitou para agradecer à autarquia pelos estágios disponibilizados na Casa da Baía e na Pousada da Juventude e a comparticipação, em 50%, dos passes e transportes públicos. Deixou também agradecimentos aos hotéis de todo o País, com foco nas unidades hoteleiras de Setúbal, Palmela, Tróia e Lisboa, e a todos os operadores que têm possibilitado visitas de estudo à Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, à Escola Profissional de Setúbal e ao Instituto do Emprego e Formação Profissional.

- PUB -

O presidente do município salientou que todos são “peças-chave” para que o turismo de Setúbal continue a crescer de forma sustentada. Exaltou o “património edificado e cultural” e o “riquíssimo património enogastronómico”.

Falou ainda no desenvolvimento do turismo sustentável, lembrando as normas da Organização Mundial do Turismo que defende a contribuição para a “sustentabilidade ambiental, com redução da pegada ecológica” e que estas “sustentem o crescimento económico e a produtividade”. A agência da ONU considera ainda que o turismo pode contribuir para a paz através da agregação de “diferentes culturas e tradições e promovendo o respeito mútuo entre os povos”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -