23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Social-democratas avançam com proposta de redução do IRS para 3,5% em reunião do executivo sadino

Social-democratas avançam com proposta de redução do IRS para 3,5% em reunião do executivo sadino

Social-democratas avançam com proposta de redução do IRS para 3,5% em reunião do executivo sadino

Eleitos na câmara municipal setubalense querem ainda que o IMI possa ser reduzido para os 0,39%

 

Os vereadores do PSD eleitos na Câmara Municipal de Setúbal vão propor que o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) possa descer para se fixar nos 3,5%. Esta proposta, bem como a da descida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os 0,39% vão ser discutidas esta tarde em reunião pública do executivo sadino.

- PUB -

“Tornar Setúbal o melhor concelho para as famílias viverem”. É esta a ambição dos social-democratas que em conferência de Imprensa na manhã desta quarta-feira apresentaram medidas que, a nível da carga fiscal, são uma redução “histórica” e o “maior alívio de rendimentos” dos últimos 20 anos para os setubalenses e azeitonenses.

“Isto passa naturalmente por um objectivo muito ambicioso, que começa por aumentar o rendimento dos setubalenses e azeitonenses com uma redução de carga fiscal que é histórica. Aliás, a carga fiscal e as medidas de apoio que aqui estão consignadas nas nossas propostas, este é um pacote de medidas mais atractivo, é o maior alívio de rendimento que os setubalenses alguma vez tiveram nos últimos 20 anos”, explicou Nuno Carvalho, presidente da Comissão Política da Secção de Setúbal do PSD.

Para o Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) o PSD dirige-se aos jovens do concelho e a todos aqueles que queiram fixar-se em Setúbal e pede que “até 200 mil euros fiquem isentos de pagar, desde que seja para habitação própria permanente”.

- PUB -

Ao nível das refeições escolares os social-democratas pedem que a gratuitidade dass refeições escolares possa estender-se “para os alunos do 2.º escalão”. “Propomos também que todos os alunos do pré-escolar até ao ensino secundário possam ter aqui um reforço de lanche, e este é também para os alunos que estão no primeiro e no segundo escalão”, explicou Sónia Martins, vereadora na autarquia sadina.

Nos transportes o PSD compromete-se com “a questão do transporte gratuito para todos os alunos do concelho, o transporte escolar gratuito em circuitos especiais”, e ainda, a atribuição de “um apoio de 10 euros na aquisição do passe navegante”.

“Queremos também isentar aquilo que é o custo das famílias do primeiro e segundo escalão também nas actividades de apoio à família, consideramos que estas actividades são cada vez mais importantes, quer para os alunos, quer para as próprias famílias”.

- PUB -

Sobre o estacionamento tarifado mantem-se a proposta da redução dos preços nas aquisições de dísticos de residente. “Se a nossa proposta for aprovada em sede de reunião de câmara, o primeiro dístico será gratuito, o segundo dístico tem um custo de 25 euros e o terceiro dístico tem um custo de 112,50 euros”.

Ao nível das empresas: “Propomos a isenção da taxa de derrama para um volume de negócios inferior a 150 mil euros, iremos propor também a criação de um fundo de apoio social no valor de 300 mil euros para as instituições do concelho para fazer face àquilo que são os custos de funcionamento”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -