27 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Setúbal homenageia músico e maestro Rui Serodio com nome na cidade

Setúbal homenageia músico e maestro Rui Serodio com nome na cidade

Setúbal homenageia músico e maestro Rui Serodio com nome na cidade

Rui Serodio foi co-autor da Grande Marcha de Setúbal de 1996, e da Grande Marcha de Almada, de 1999

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal homenageou ontem, a título póstumo, o músico e maestro setubalense Rui Serodio com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade, na zona do Parque Urbano da Várzea.

“Um setubalense que muito amou a sua cidade”, com “uma vida intensamente dedicada à música”, comentou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, no descerramento do novo topónimo.

A autarca recordou que é de Rui Serodio a Grande Marcha de Setúbal de 1996, que escreveu em parceria com José Motrena, bem como a Grande Marcha de Almada, de 1999, que compôs com Gonçalves Preto.

- PUB -

Em Setembro de 2001, editou o segundo disco, com o título “Caminhos da Arrábida” e foi maestro do Coro Municipal Afina Setúbal, vocacionado para a divulgação dos autores setubalenses e de diversas obras do Cancioneiro Popular Português.

Rui Serodio foi, ainda, professor da cadeira de Análise Musical na Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal.

O músico e maestro fez os primeiros estudos de piano e solfejo com a mãe e ingressou muito cedo no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde foi discípulo de grandes nomes do panorama musical português.

- PUB -

“Estes são apenas quatro pontos da extensa biografia de Rui Serodio. Uma biografia que descreve uma vida intensamente dedicada à música, uma vida em que se entregou, também com igual intensidade, à sua cidade e à cultura que aqui se faz”, indicou a autarca.

Por tudo isto, acrescentou Maria das Dores Meira, a nova placa toponímica que perpetua o nome de Rui Serodio é uma forma de a cidade homenagear o maestro pelo talento e pelo que fez pela cidade.

“Agradecemos por, com a sua batuta, nos ter ensinado a gostar ainda mais de música, e com o seu talento, ter ajudado a criar o Coro Afina Setúbal e nele ter posto a cantar gente que nunca na vida sonhou sequer que tal seria possível.”

Na cerimónia de descerramento da placa toponímica estiveram presentes familiares do homenageado, entre os quais a viúva, Maria Manuela Serodio, e o filho, Pedro Serodio, que agradeceu o tributo ao pai.

A cerimónia contou, igualmente, com as presenças de elementos do Executivo municipal e do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

Rui Serodio, falecido a 22 de Outubro de 2011, aos 74 anos, foi agraciado com a Medalha de Honra da Cidade, na classe Actividades Culturais.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -