Escolha da autarquia para datas entre 7 de Junho e 15 de Setembro justifica-se pela elevada afluência de banhistas
A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a fixação da época balnear nas praias do concelho para 2025, que terá lugar entre 7 de Junho e 15 de Setembro. Esta decisão, alinhada com a legislação vigente, visa atender às necessidades e condições do território, considerando a afluência de banhistas nos meses de maior procura.
De acordo com a normativa, a responsabilidade pela definição da duração da época balnear recai sobre as autarquias, que devem informar a Agência Portuguesa do Ambiente até ao final do ano anterior. A nível nacional, a época balnear é geralmente considerada entre 1 de Maio e 31 de Outubro, podendo as autarquias definir períodos específicos conforme as características locais.
A escolha da Câmara Municipal de Setúbal, que foi aprovada na reunião pública realizada na passada quarta-feira, para fixar a época balnear em 2025 entre 7 de Junho e 15 de Setembro justifica-se pela elevada afluência de banhistas durante os meses de Junho, Julho e Agosto, que coincidem com as férias escolares, justifica a autarquia em nota de Imprensa enviada à redacção d’O SETUBALENSE.
No entender da edilidade, o mês de Setembro, por sua vez, é especialmente atractivo para a prática de banhos, uma vez que as condições meteorológicas “permanecem favoráveis e o início do período escolar ocorre apenas na segunda metade do mês”, culminando com o feriado municipal a 15 de Setembro.
Outro aspecto relevante que é destacada pelo município é que a vigilância nas praias, assegurada pela presença de nadadores-salvadores, depende da disponibilidade de jovens estudantes que tradicionalmente desempenham esta função durante a época alta, limitando assim a extensão da época balnear a este período.