13 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Seminário na Lima de Freitas realça importância do turismo para a região

Seminário na Lima de Freitas realça importância do turismo para a região

Seminário na Lima de Freitas realça importância do turismo para a região

Evento organizado pelos alunos do Curso de Recepção Hoteleira marcado por debate sobre as valências e desafios da área

 

Após dois anos de constrangimentos devido à covid-19, a Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, em Setúbal, voltou a realizar na passada sexta-feira, com sala cheia e já de forma presencial, o Seminário de Turismo.

- PUB -

O foco da décima primeira edição da acção foi o debate e a consciencialização para a importância do turismo enquanto factor de desenvolvimento regional, que pode desencadear-se desde o momento em que se aprende enquanto aluno.

Os vários convidados, numa sessão organizada pelos alunos do Curso Profissional de Recepção Hoteleira, na qual estiveram também presentes estudantes do Curso Técnico de Turismo da Escola Profissional de Setúbal, debateram as valências da área e ressalvaram os desafios, inspirações e benefícios do trabalho turístico.

A sessão de abertura foi garantida por Fernando Machado, coordenador do curso de Recepção Hoteleira, seguindo-se o subdirector João Costa, que fez um balanço aos 15 anos de existência desta formação, que foram sendo elevados progressivamente, com um “crescimento acompanhado de satisfação porque muitos estudantes encontraram rumo dentro da área que escolheram seguir”.

- PUB -

Já Ricardo Oliveira, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, representou a autarquia no seminário e disse a O SETUBALENSE que “este evento é único” na região e que é uma mais-valia “no processo educativo dos jovens que estão a estudar para ingressar numa carreira”.

“[Os estudantes] reflectem [no seminário] com profissionais e com empresas do sector as diferentes vertentes que existem e ficam assim com uma percepção do que é a realidade e ficam com um enriquecimento de formação”, sublinhou.

“A região tem um conjunto de atractivos essenciais que a permite afirmar como sendo um destino de qualidade e excelência de serviço de recepção e da oferta que é feita. Estes são momentos extraordinários no processo educativo e formativo destes jovens”, acrescentou Ricardo Oliveira.

- PUB -

O “fortalecimento dos laços de parceria” foi outro dos pontos ressalvados pelo adjunto da presidência como sendo uma “motivação de crescimento entre empresas” que acontece neste tipo de eventos.

O XI Seminário do Turismo Lima de Freitas esteve dividido em três painéis, com o tema inicial a focar-se na “Hotelaria e Turismo”, centrando-se, num segundo momento, na “Hotelaria, Profissões e Desafios”, culminando, depois da pausa de almoço, no ponto fulcral do “Turismo em Setúbal”.

Também foram vários os representantes do sector hoteleiro regional que se apresentaram aos estudantes e enalteceram as características das suas empresas, assim como o percurso, a relação e a paixão necessária para se permanecer e vincar na área turística.

Além disso, deixaram a porta aberta para eventuais estágios que os alunos deste curso da Escola Secundária Lima de Freitas queiram realizar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -