Santa Casa da Misericórdia caminha em solidariedade com a Liga

Santa Casa da Misericórdia caminha em solidariedade com a Liga

Santa Casa da Misericórdia caminha em solidariedade com a Liga

Uma centena e meia de caminhantes reforçou a importância do trabalho solidário entre a Misericórdia de Setúbal e a Liga Portuguesa Contra o Cancro

 

 

- PUB -

 

A caminhada solidária “Caminhar pelo Coração”, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Setúbal reuniu 150 participantes este sábado na Praça de Bocage, um número recorde em mais e uma década. Quanto à receita resultante da iniciativa reverteu para o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga portuguesa Contra o Cancro (GASET).

“Caminhar Pelo Coração” foi organizado pela primeira vez em parceria com o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na sequência de um protocolo assinado com a Misericórdia de Setúbal, que entregou ao GASET um cheque no valor de 150,00 Euros.

- PUB -

Para Cardoso Ferreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, esta iniciativa reflecte uma manifestação de solidariedade. “Mais do que o exercício físico, que também faz bem e é necessário. Acima de tudo é uma manifestação e uma adesão à solidariedade”, afirma.

Estela Rangel e Sílvia Ferreira, fisioterapeutas da Clínica de Medicina Física e Reabilitação da Misericórdia de Setúbal, organizam a caminhada solidária há cerca de 10 anos, e afirmam que esta foi a primeira vez que a iniciativa teve um objectivo solidário.

A ideia surgiu no âmbito do protocolo existente entre a Santa Casa e o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e levou a organização a dobrar o número habitual de participantes no evento.

- PUB -

 

Liga Contra o Cancro muito para além do apoio a doentes

 

Isabel Machado, da equipa de coordenação do GASET considera a parceria com a Misericórdia de Setúbal “um excelente exemplo” e sublinhou que é também “por generosidade da Santa Casa”, que o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro dispõe de boas instalações no Bairro Salgado.

O apoio ao doente oncológico e seus familiares é o objectivo central desta instituição, contudo, Isabel Machado destaca como igualmente importante, “as preocupações com a promoção da saúde e a prevenção das doenças oncológicas”. Motivo pelo qual o GASET é proactivo na “promoção de estilos de vida saudáveis”, através de “alimentação saudável, e caminhada”, explica.

Isabel Machado acrescenta ainda que, entre o apoio que é prestado ao doente oncológico pelo Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, contam-se ainda “consultas de psicooncologia reiki, apoio jurídico, apoio medicamentoso a pessoas carenciadas, próteses mamárias, soutiens ou lenços”.

No sentido de promover estilos de vida activos, a instituição organiza ainda ateliers de pintura e de trabalhos manuais, que permitem ao doente oncológico “desenvolver as suas competências” e contribuem para ajudar a ultrapassar “o período psicologicamente difícil que a doença oncológica acarreta”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -