Aulas no espaço do Grupo emeis aportam qualidade de vida aos utentes, quer em termos físicos quer mentais
Mais flexibilidade, fortalecimento muscular e alívio de dores são alguns dos benefícios que as aulas de yoga da Residência Porto Salus, em Azeitão, proporcionam aos utentes seniores.
“Ministradas num ambiente acolhedor e tranquilo, as aulas desta residência emeis são conduzidas de forma cuidadosa e respeitosa, considerando as limitações individuais de cada aluno”, indica o Grupo emeis, que se assume como uma referência na área dos cuidados a seniores e pessoas dependentes e no sector da saúde mental.
“As aulas utilizam posturas suaves, exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento e meditação para proporcionar mais energia e bem-estar no dia-a-dia”, detalha a emeis, ao mesmo tempo que realça mais alguns benefícios que os seniores podem colher através da prática regular de yoga. “Pode auxiliar na redução do stress, na melhoria da qualidade do sono e até mesmo no aumento da disposição para as actividades quotidianas, bem como em situações mais profundas como lidar com a velhice, a perda de capacidades e com a morte”.
Mais do que um exercício físico, o yoga para seniores “é uma forma de cuidar da saúde integralmente, promovendo a longevidade com qualidade de vida e a aceitação do ciclo da vida tal como ele é”reforça a emeis.
E aos benefícios físicos somam-se outros. “As aulas também proporcionam um momento de socialização e conexão, promovendo o bem-estar emocional, o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento da capacidade de autoexpressão.”
Além das aulas de yoga, os utentes da Residência Porto Salus também já puderam “experienciar ‘breathwork’ (trabalho respiratório) ao som do tambor e cura através do som e da vibração com recurso ao uso de taças dos Himalaias”.
“Nas aulas da residência são explorados diferentes temas, onde é encorajada a comunicação e a partilha sem julgamentos. Já foram abordados temas como ‘O que nos faz sentir seguros’, ‘O que cada um criou ao longo da sua vida’; ‘O que nos dá confiança’; ‘Como podemos amar melhor a nós mesmos e aos outros’; ‘O poder das palavras’; ‘A saúde espiritual’; ‘A compaixão’, entre outros.”
Cada aula torna-se assim “um espaço de crescimento, acolhimento e descoberta, em que corpo, mente e espírito se encontram para cultivar equilíbrio, presença e bem-estar em todas as fases da vida”, vinca a emeis, a finalizar.