Intervenção adjudicada à empresa Urbilesto representa um investimento superior a 30 mil euros
A requalificação do troço nascente da Rua Alexandre Cardoso, em Vendas de Azeitão, levada a cabo pela Câmara Municipal de Setúbal, permitiu melhorar “as condições de acessibilidade e circulação”, assim como “aumentou a segurança rodoviária e pedonal”.
A intervenção, adjudicada à empresa Urbilesto, representa um investimento superior a 30 mil euros, tendo sido executada depois de a autarquia sadina “ter accionado uma garantia bancária devido ao incumprimento de um promotor imobiliário”.
Em comunicado, a edilidade explica que se tratou de “uma obra coerciva”. “Com um prazo de execução previsto de 90 dias, a empreitada acabou por ser mais demorada, uma vez que foram realizadas obras complementares para melhorar a infra-estrutura enterrada, nomeadamente para reforço da rede de água, no valor de nove mil euros”.
Com cerca de 70 metros de comprimento, o troço nascente da Rua Alexandre Cardoso foi beneficiado com o “objectivo de atender a solicitações dos moradores no que diz respeito à pavimentação, à conclusão das bermas existentes em terra batida, transformando-as em passeios, e à requalificação do sistema horizontal e vertical de sinalização viário”.
Segundo o município, “a Rua Alexandre Cardoso funciona como um arruamento de serventia local, com circulação viária essencialmente ligeira, estando inserida numa área com características habitacionais, composta por moradias unifamiliares”.
“A construção ao longo dos tempos não permitiu harmonizar materiais, acabamentos e concepções construtivas no espaço público”.
Quanto ao traçado viário, a empreitada incluiu a implementação de “um sistema funcional de circulação automóvel e de pavimentação adequada ao seu tipo e intensidade, bem como um sistema de sinalização viária, horizontal e vertical, para aumentar a segurança da circulação automóvel e dos peões”.
Além disso, foram igualmente executados passeios, para “garantir a circulação pedonal de forma segura, o que inviabilizou a criação de lugares de estacionamento de veículos ligeiros no exterior dos lotes, os quais estão, no entanto, garantidos no seu interior”.
Trata-se de uma obra que se insere “no processo de requalificação urbana e da rede viária em curso em Azeitão, envolvendo um conjunto vasto de intervenções nas diversas localidades da freguesia, resultado da parceria e trabalho conjunto da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal”.