PSD retira requerimento para ouvir André Martins no parlamento sobre acolhimento de refugiados ucranianos

PSD retira requerimento para ouvir André Martins no parlamento sobre acolhimento de refugiados ucranianos

PSD retira requerimento para ouvir André Martins no parlamento sobre acolhimento de refugiados ucranianos

DR

Social-democratas justificaram a decisão com a posição contra de PS e PCP

O PSD retirou hoje o requerimento que solicitava a audição no parlamento do presidente da Câmara de Setúbal e da embaixadora da Ucrânia sobre o acolhimento de refugiados ucranianos naquele município, alegando indisponibilidade do PS para aprová-lo.

“Vamos retirar o requerimento. Continuamos a achar que é da maior importância e ainda há vários esclarecimentos a dar”, disse o deputado social-democrata Tiago Moreira de Sá, durante uma reunião da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

- PUB -

“… Não há condições para aprovar [o requerimento]. O PS e o PCP são contra. Não vamos insistir nesta via, mas quero deixar claro que o PSD não vai deixar cair o assunto”, acrescentou o deputado, exemplificando que requerimentos com idênticos objectivos já tinham sido chumbados noutra comissão parlamentar.

Em Maio, o PS votou contra os requerimentos apresentados por PSD, IL e PAN na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias para ouvir o presidente da Câmara de Setúbal sobre o acolhimento de refugiados ucranianos naquela autarquia por cidadãos russos com alegadas ligações ao regime de Vladimir Putin.

Tiago Moreira Sá disse que o PSD vai continuar a questionar o Governo e o primeiro-ministro sobre esta situação “nos locais próprios”, nomeadamente nos debates.

- PUB -

O requerimento apresentado pelos social-democratas pretendia ouvir na Assembleia da República o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, autarca de “Os Verdes” eleito pela CDU (PCP/PEV), a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, e da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.

Na resposta ao deputado social-democrata, a deputada socialista Eunice Pratas referiu que a posição do PSD é “sensata” e que “na ‘primeira comissão’ já foram feitas as audições que são possíveis” sobre o caso.

A maioria dos partidos com assento parlamentar mostrou-se favorável à auscultação do presidente da Câmara e de outras entidades para averiguar a profundidade da alegada ingerência de simpatizantes com o Kremlin. O PS mostrou-se contra a audição do autarca, por considerar que essa é a fundação da Assembleia Municipal de Setúbal, que já interpelou André Martins sobre o processo de acolhimento dos refugiados que chegaram a Portugal depois da invasão russa à Ucrânia, em 24 de Fevereiro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -