Vereador lidera candidatura de “gente feliz”. Paulo Lopes é aposta dos socialistas para Assembleia Municipal
Já está escolhido o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Setúbal, uma das autarquias do distrito que os socialistas ambicionam recuperar. O protagonista da candidatura do partido rosa é o deputado e vereador socialista Fernando José, sendo Paulo Lopes o nome escolhido para liderar a Assembleia Municipal.
A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira, onde a Comissão Política Concelhia de Setúbal do PS votou no nome do deputado por larga maioria, com Fernando José a obter 95% dos votos.
Esta é uma candidatura de “gente feliz” que “não está zangada com ninguém, nem agarrada ao passado”. Os socialistas descrevem esta candidatura como uma que “reflecte confiança, determinação e ambição”, com “confiança num futuro melhor e num novo ciclo que em breve terá início”, tendo a determinação “para mudar e construir um concelho com melhor mobilidade para todos, com habitação a preços justos para as famílias e para os nossos jovens e onde o espaço público é cuidado”.
O vereador não é um estreante nesta corrida, uma vez que em 2021, no final do ciclo da ex-autarca comunista Maria das Dores Meira em Setúbal, concorreu à liderança da autarquia, numa candidatura que incluía Ana Catarina Mendes como candidata à Assembleia Municipal. Na altura, perdeu para André Martins, o candidato da CDU que hoje lidera a autarquia setubalense.
Depois de ter liderado a candidatura autárquica do PS nas últimas eleições, ficando na altura a três mil votos de vencer as eleições, Fernando José volta a ser o candidato escolhido pelos socialistas para liderar o ataque à presidência da autarquia sadina. Em nota de Imprensa, o partido defende que esta é uma candidatura que “pretende finalmente e numa oportunidade única”, face ao actual contexto político na capital de distrito, devolver a liderança da autarquia setubalense ao PS.
Fernando José, vereador na Câmara Municipal de Setúbal desde 2009, foi autarca na freguesia de São Julião no mandato 2005/2009 e é desde 2019 deputado na Assembleia da República, eleito pelo PS no círculo eleitoral de Setúbal.
Paulo Lopes é nome escolhido para a Assembleia Municipal
Ao fim de dez anos à frente dos destinos da concelhia do partido em Setúbal, Paulo Lopes foi oficializado como candidato à presidência da Assembleia Municipal. O empresário setubalense é actualmente administrador de uma empresa onde é responsável pelas áreas de Projecto e Comercial.
A nível político, além de ter liderado a Comissão Política Concelhia de Setúbal entre 2012 e 2022, têm um percurso político como autarca setubalense muito vincado. O empresário foi vereador na Câmara Municipal de Setúbal durante 12 anos (de 2005 a 2009 e de 2013 a 2021), sendo que actualmente lidera a bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal.