Projectos municipais de desenvolvimento sustentável distinguidos

Projectos municipais de desenvolvimento sustentável distinguidos

Projectos municipais de desenvolvimento sustentável distinguidos

Três iniciativas da autarquia sadina estão representadas no Relatório Voluntário Nacional de 2023

 

A autarquia sadina está representada, no Relatório Voluntário Nacional de 2023 sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com três projectos. Este relatório identifica e distingue medidas transformadoras e boas práticas nesta área.

- PUB -

Os relatórios que destacam o município sadino são o BEACON – Bridging European and Local Climate Action, relativo ao ODS13, e Kids Dive, do ODS17. A autarquia é também referido no documento por Bicho de 7 Cabeças – Conversas Simples sobre Saúde Mental, do ODS 3 – Saúde de Qualidade.

No município de Setúbal, para o ODS13 – Acção Climática, foi destacado o projecto europeu BEACON – Bridging European and Local Climate Action, “para apoio técnico e formações para adaptar boas práticas e medidas bem-sucedidas de redução de emissões e implementá-las com sucesso no seu contexto local, num contexto de partilha e aprendizagem”.

Já no ODS17 – Parcerias para o Desenvolvimento, o projecto destacado para Setúbal é o Kids Dive. Esta iniciativa pretende promover o conhecimento e sensibilizar para a sustentabilidade marinha, através da realização de workshops e baptismos de mergulho para a comunidade escolar.

- PUB -

No caso do projecto Bicho de 7 Cabeças – Conversas Simples sobre Saúde Mental, que contribui para o ODS3 – Saúde de Qualidade, está igualmente presente no relatório, uma vez que os municípios foram convidados a também apresentarem projectos de qualquer outro ODS, além do 13 e do 17, em que identificassem “práticas distintivas”.

Em nota de Imprensa, a edilidade esclarece que este projecto consiste num “círculo de partilha e entreajuda, dirigido a jovens e que promove uma abordagem descomplicada e leve sobre a saúde mental, não assente em consultas, mas em debate aberto”.

O Relatório Voluntário Nacional de 2023 enquadra-se no projecto pan-europeu People&Planet: A Common Destiny, de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às alterações climáticas, e refere-se principalmente aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, Ação Climática, e 17, de Parcerias para o Desenvolvimento, explica a autarquia.

- PUB -

O projecto People&Planet: A Common Destiny é financiado pela União Europeia através do Programa DEAR – Developent Education and Awarness Raising, com co-financiamento por parte do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Este projecto envolve 17 autoridades locais e organizações da sociedade civil de oito Estados-membros da UE e Cabo Verde. Em Portugal foi implementado pelo consórcio composto pelo município de Loures, pela RICD – Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr e pela agência de publicidade FUEL.

Este documento compila os contributos dos municípios de Setúbal, Amadora, Faro, Grândola, Loures, Maia, Matosinhos, Miranda do Corvo, Odivelas, Palmela, Seixal e Vila Nova de Poiares com o intuito de serem alcançados os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -