Navio “entrou em actividade no passado mês de Novembro e é um dos mais recentes navios do armador norueguês SFL Corporation”
Um navio com capacidade para transportar cerca de 7 mil viaturas entrou, na passada terça-feira, no Terminal Roll-on Roll-off (Terminal RO-RO) do Porto de Setúbal. O transporte marítimo chegou para fazer escala, sendo esta a primeira vez que o cais sadino recebe este navio.
O momento serviu para que o navio realizasse, através da Navipor, o embarque de 1500 viaturas produzidas na Volkswagen Autoeuropa, em Palmela. O “EMDEN”, agenciado na nossa região pela Navigomes, “entrou em actividade no passado mês de Novembro e é um dos mais recentes navios do armador norueguês SFL Corporation”, segundo explica a nota de Imprensa da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).
Para a infra-estrutura portuária setubalense este embarque é um momento importante porque prova que estão a “caminhar” para virem a ser considerados “um porto sustentável”. Assumindo-se a cumprir a missão da “transição energética e de descarbonização”, o facto de receberem “os mais modernos e eficientes navios em operação” ajuda a que estas conquistas estejam cada vez mais perto de ser alcançadas.
A operar a LNG – em português GNL que significa gás natural líquido – as dimensões assentam em “200 metros de comprimento e 69,470 toneladas brutas, navega com um calado máximo de 8,9 metros”, dedicando-se a transportar viaturas ligeiras e pesadas, sendo por isso considerado um Pure Car and Truck Carrier (PCTC).
O porto de Setúbal completou, no ano passado, 100 anos de actividade ao serviço da cidade e do País.